terça-feira, 23 de março de 2021

O Que É Ouro De OFIR Na Bíblia?

Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro e mais raro do que o ouro fino de Ofir (Is.13.12).

O ouro de Ofir tornou-se sinônimo de raridade por ser um ouro puro, de uma qualidade ímpar. A primeira citação de ouro na Bíblia encontra-se em Gênesis 2.11,12, onde fala sobre a terra de Havilá, onde há ouro. Diz o texto, que o ouro dessa terra é excelente. Porém, o ouro de Ofir é citado várias vezes como sendo um ouro de excelente qualidade, um ouro puro, finíssimo.  

Segundo Gênesis 10 22-29, Ofir era descendente de Sem, e um dos filhos de Joctã. É provável que este tenha fundado uma cidade com o seu nome. Tempos depois esta região ficou famosa por causa do ouro de boa qualidade e das especiarias que havia em grande quantidade.

Quanto a localização geográfica de Ofir, é incerta. Segundo os estudiosos, não é possível saber com exatidão onde ficava esse território. Porém, fornecem algumas sugestões, como sendo no oeste da Arábia, ou na África, ou ao extremo da Índia.

Ofir tornou-se uma estação na rota dos navios do rei Salomão que faziam o comércio entre a Índia e o porto em Eziom-Geber. O rei Salomão também construiu navios em Eziom-Geber, que fica perto de Elate, na terra de Edom, às margens do mar Vermelho. E Hirão enviou em navios os seus marinheiros, homens experimentados que conheciam o mar, para trabalharem com os marinheiros de Salomão. Navegaram até Ofir, e de lá trouxerem catorze mil e setecentos quilos de ouro para o rei Salomão (I Reis 9.26-28). Essas viagens eram feitas em parceria com Hirão, seu aliado de Tiro, demoravam três anos nessas viagens. De Ofir eles traziam além do ouro, prata, marfim, macacos e pavões (I Reis, 10.22). 

Além de Salomão, outro rei que tentou estabelecer uma rota comercial visando o ouro de Ofir foi o rei Josafá, porém ele não teve êxito já que seus navios se quebraram (I Reis 22.48). 

O ouro de Ofir também é mencionado nos livros poéticos de Jó e Salmos e também na profecia de Isaías.

Lança ao pó as suas pepitas, o seu ouro puro de Ofir às rochas dos vales (Jó.22.24).

Não pode ser comprada nem com o ouro puro de Ofir, nem com o precioso ônix, nem com safiras (Jó.28.16).

Filhas de reis estão entre as mulheres da tua corte; à tua direita está a noiva real enfeitada de ouro de Ofir (Sl.45.9).

Tornarei o homem mais escasso do que o ouro puro, mais raro do que o ouro de Ofir (Is.13.12).

É difícil saber por que o ouro de Ofir era tão estimado em comparação ao ouro de outros regiões. O ouro de Ofir é descrito como sendo muito puro, fino e raro. Talvez o ouro de Ofir fosse um tipo de metal que mesmo antes de ser submetido ao processo de refinação já apresentava uma pureza considerável.

É possível que o ouro de Ofir tivesse impresso nele a designação “Ofir”, pelo menos quando comercializado em determinados formatos. Essa designação servia como um tipo de rótulo que garantia sua procedência. Isto é o que parece sugerir um fragmento de vaso encontrado a nordeste de Tel Aviv, e que data do século 8 a.C., onde pode ser lido: “Ouro de Ofir para Bete-Horom 30 siclos”.

Obs.: Algumas informações deste texto foram extraídas do site estilo adoração.

Link: https://estiloadoracao.com/ouro-de-ofir/

Na poesia da música do cantor e compositor Anderson Freire, ele cita o ouro de Ofir em comparação a preciosidade de uma pessoa para Deus.

O refrão da Música Raridade diz:

Você é um espelho que reflete

A imagem do Senhor

Não chore se o mundo ainda não notou

Já é o bastante Deus reconhecer

O seu valor

Você é precioso, mais raro que o ouro

Puro de Ofir

Se você desistiu, Deus não vai desistir

Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair.

O apóstolo Pedro fazendo menção a fé, diz: Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo (I Pe.1.7). 

A nossa fé é mais preciosa e tem muito mais valor do que o ouro puro de Ofir. Amém!