quinta-feira, 12 de novembro de 2020

SETE PERGUNTAS SOBRE A GRANDE TRIBULAÇÃO.

A grande tribulação será um período de grande angústia na terra, tal qual nunca houve. A tribulação já é uma realidade em nossos dias, porém, "a grande tribulação" que há de vir será um período de grande sofrimento, onde será derramada a ira do Todo-Poderoso sobre todos os habitantes da terra que estiverem vivos nesta ocasião. Este período durará sete anos, sendo dividido em duas partes: Haverá uma falsa paz e uma aparente prosperidade, durante três anos e meio; em seguida virá a segunda parte que durará mais três anos e meio de grandes catástrofes, destruições, angústias e sofrimentos.

1- A IGREJA PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO?

A resposta mais precisa à luz da Bíblia é NÃO.

Embora acredite que a Igreja será arrebatada antes que se inicie a grande tribulação, quero apresentar de forma resumida as doutrinas mais comuns sobre o arrebatamento da igreja existente em nossos dias, visto que no ponto de vista teológico há pensamentos variados sobre o assunto.

PRE-TRIBULACIONISMO. 

A doutrina Pré-Tribulacionista defende a tese de que a Igreja de Cristo será arrebatada, retirada da terra antes que se inicie o período de grande tribulação, onde interpretam as profecias bíblicas de forma literal e têm grande base no dispensacionalismo ( Dispensação ) , crendo que Israel e Igreja são dois grupos distintos, havendo um plano de Deus exclusivo tanto para Israel como para a Igreja, e que a Grande tribulação é uma dispensação onde Deus tem como objetivo trabalhar com Israel e não com a Igreja, que já teve o seu período de salvação na dispensação da graça. Crêem no Arrebatamento antes do período de tribulação ( Cristo livra a Igreja de passar pela grande tribulação, também conhecida de Ira Futura (I Tess.1.10).

PÓS-TRIBULACIONISMO. 

A doutrina do Pós-Tribulacionismo vem ganhando espaço entre os estudiosos da Escatologia, este movimento ensina que a Igreja continuará na terra durante a grande tribulação e até a Segunda vinda de Cristo, onde será arrebatada até as nuvens onde se encontrará com Cristo , e retornará imediatamente a terra. Esta linha de pensamento, ensina que a igreja passará pela grande tribulação, porem não estará sujeita a Ira de Deus, crêem que a ira de Deus será derramada sobre os gentios, e a igreja apenas passará por tribulações na grande tribulação.

MID-TRIBULACIONISTA OU MESOTRIBULACIONISTA. 

De acordo com a interpretação desta corrente doutrinária do arrebatamento, a igreja passará por parte da grande tribulação, ou seja pela primeira parte, ou seja 42 meses Apoc. 11:1-2 e 13:5, 1260 dias Apoc. 12:6, ou tempos e um tempo e metade de um tempo. Apoc. 12:14, que é o período em que não haverá o chamado derramamento da ira de Deus, e assim a Igreja não estaria exposta a nenhum juízo ou castigo divino, visto que foi socorrida a tempo. Esta corrente doutrinária não se aprofunda sobre esta afirmativa, viste que, não há respaldo bíblico para tal.

2- ONDE ESTARÁ A IGREJA DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO?

Com certeza a igreja terá sido arrebatada e estará no céu, participando das bodas do Cordeiro e da Festa dos Galardões diante do Tribunal de Cristo. (II Co.5.10; Rm.14.10; Ap.22.12; Ap.19.6-9).

3- HAVERÁ SALVAÇÃO NO PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO? 

À luz da Bíblia podemos afirmar que SIM. 

E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro (Ap.7.13,14).

4- QUANTO TEMPO DURARÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO?  

No estudo sobre as setentas semanas de Daniel, podemos verificar que a última semana que equivalem a sete anos ainda não se cumpriu, e este período que ainda não se cumpriu é exatamente a grande tribulação, que da mesma forma irá durar sete anos, divididas em duas partes de três anos e meio. 

Mil duzentos e sessenta dias Apocalipse 11:1 12:6 

Quarenta e dois meses Apocalipse 13:5 

Tempo e tempos e metade de um tempo Apocalipse 12:14 

5- A NAÇÃO DE ISRAEL FIRMARÁ ACORDO COM O ANTICRISTO?

Sim, Firmará. Leia os textos: (Daniel, 9.27; Jo.5.43; Is.28.15-18).

6- POR QUE AS NAÇÕES ALIADAS AO ANTICRISTO IRÃO CONTRA ISRAEL.

Porque Israel não aceitará adorar e se prostrar diante da imagem da Besta; pois, os judeus só se prostram diante do Eterno, do Todo-Poderoso o Senhor JEOVÁ. Por esta e outras questões relacionadas, o Anticristo e seus aliados marcharão em direção a Israel para exterminar por completo a nação. Mas, o SENHOR pelejará por Israel, o Senhor Jesus Cristo descerá sobre o monte das oliveiras e entrará na peleja para livrar Israel (Zc.14.1-21).

7- A GUERRA DO ARMAGEDOM MARCARÁ O FIM DA GRANDE TRIBULAÇÃO? 

Sim. A guerra do Armagedom será a terceira guerra mundial e marcará o fim da grande tribulação.

Leia: Zc.14.1-21; Ap.16.12-16; Ap.19.11-21.

CONCLUSÃO:

Como demonstramos acima a igreja não passará pela grande tribulação, pois não faz nenhum sentido que isto venha a acontecer, por isso o Apostolo São Paulo diz que Jesus Cristo irá nos livrar da irá vindoura (grande tribulação), livrar não é o mesmo que ajudar a passar pelo mal, e sim livrar de não passar o mal, de acordo com o dicionário quer dizer: Dar liberdade, tornar livre, preservar; isto mostra a intenção de nosso Deus, ele quer nos preservar de qualquer mal da tribulação, pois nesta ocasião será derramado a ira do cordeiro sobre aqueles que negaram seu amor, mas Cristo nos livra da ira vindoura porque Deus não nos destinou para a ira. Leia os textos: (I Ts.1.9,10; 5.9; Ap.3.10).