terça-feira, 16 de maio de 2017

VIVENDO PERANTE A FACE DO SENHOR

Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra (I Reis, 17.1).

Viver perante a face do SENHOR, para muitos se constitui um desafio, diante de uma geração perversa e corrompida. Todavia, o que Deus espera de nós é que tenhamos uma vida de comunhão com Ele.
Elias foi um homem de profunda comunhão com Deus, quando ele disse: "Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou". Isto implica em dizer: Perante a sua presença eu ando, perante a sua presença eu me satisfaço, perante a sua presença eu vivo. Elias tinha uma comunhão tão profunda com Deus, que chegou ao ponto de declarar que durante alguns anos não haveria orvalho nem chuva, senão segundo a sua palavra. O texto do livro de Tiago nos diz: Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto (Tiago, 5.17,18).
Quando uma pessoa se entrega inteiramente a Deus, e fica a sua disposição para ser usado conforme a sua vontade soberana, essa pessoa torna-se um instrumento poderoso em suas mãos.

O motivo de não vermos grandes milagres nessa geração é óbvio, é porque essa geração perdeu o foco de viver em comunhão com Deus e está vivendo só para esta vida. O anseio de Deus é ter comunhão com você. Suas falhas, faltas e limitações não tem o poder de impedir os planos soberanos de Deus em sua vida. Deus não esta preocupado com seus méritos, talentos e cargos; o desejo de Deus é ter comunhão, intimidade com você. Não importam as criticas dos incrédulos e opositores que se levantam contra você, o importante é que você está vivendo perante a face do SENHOR. 

TRÊS ORDENS DE DEUS PARA ELIAS:

1. ESCONDE-TE.

Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão (I Reis, 17.2,3).

Deus decidiu tirar Elias de cena, mandando ele escondesse. As vezes acontece também conosco, Deus deseja tratar algo em nossa vida, e precisamos descer a Queirte de Deus para aprendermos as suas lições.
Muitas vezes se faz necessário estar em Querite, escondido, esquecido, fora da mídia, distante do público e dos holofotes; para depois ser apresentado por Deus. Nunca queira aparecer, quando Deus quer você escondido em Querite.
Querite significa: “Cortar, moldar, colocar no tamanho certo”.
Querite é lugar de comunhão, de experiências profundas com Deus. Em Querite nós aprendemos a depender inteiramente de Deus. Em Querite Deus nos dar suprimento e prover todas as coisas.
Quem passa por Querite, nunca mais será o mesmo.

2. LEVANTA-TE.

Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Levanta-te, e vai a Serepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente (I Reis, 17.8,9).

Em Querite houve suprimento para sustentar o profeta, porém passado dias o ribeiro secou.
Quando o tempo termina em Querite, é o momento de se levantar em obediência a ordem do SENHOR, e seguir suas orientações para novas experiências.
Se a crise tende a se agravar não desanime, mas levante-se e siga na direção de Deus.
Para Deus não existe crise, se o ribeiro secou em Querite, Deus já providenciou uma viúva em Serepta. Mesmo que a crise assole por todos os lados, e todas as fontes venham a secar, todavia, Deus vai abrir fontes no deserto. A viúva era pobre, mas Deus é rico e poderoso para suprir todas as nossas necessidade, a questão é obedece-lo.  

3. APRESENTA-TE.

E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias no terceiro ano, dizendo: Vai e apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra (I Reis, 18.1). 

Três anos depois da ordem de Deus para Elias esconder-se junto ao ribeiro de Querite, Deus ordena a Elias que ele se apresente a Acabe. Elias não seria bem sucedido se ele fosse se apresentar fora do tempo de Deus. Muitas vezes somos tentados a nos apresentar e querer estar em lugares que Deus não quer que estejamos, é preciso esperarmos o tempo que Deus determina, Ele sabe a hora certa e o lugar certo para nos apresentar. Nunca queira se apresentar, deixe que Deus lhe apresente. Vai chegar o tempo que Deus vai te tirar do anonimato e vai te apresentar ao povo.
Quem vive em comunhão com Deus, ouve a sua voz e obedece as suas ordens. Elias seguiu na direção de Deus e foi vitorioso. Elias venceu 850 falsos profetas, 450 profetas de Baal e 400 profetas de Azerá. Quem vive uma vida de comunhão com Deus, sempre será vitorioso.

CONCLUSÃO:
Não negocie a sua vida de comunhão com Deus, se esforce, pague o preço, mas não abra mão da sua vida de intimidade com Deus. Muitos estão negociando a sua fé por coisas efêmeras e temporais, estão em busca de resultados e desprezando o valor de viver uma vida de comunhão profunda com Deus. Siga na direção de Deus, ande na presença de Deus, e Ele vai continuar lhe honrando. Amém!