sexta-feira, 26 de maio de 2017

UMA MULHER SÁBIA LIVROU UMA CIDADE.

Esta mulher cujo nome a bíblia não revela, ela livrou uma cidade de ser destruída. Diz a bíblia: Vindo o general Joabe, e com ele todo o seu exército em perseguição a um homem chamado Seba, o qual havia se rebelado contra o rei Davi; cercaram a cidade e batiam no muro, para o derrubar. Então, uma mulher sábia gritou de dentro da cidade: Ouvi, ouvi, peço-vos que digais a Joabe: Chega-te cá, para que eu te fale. Chegou-se a ela, e disse a mulher: Tu és Joabe? E disse ele: Eu sou. E ela lhe disse: Ouve as palavras de tua serva. E disse ele: Ouço. Então, falou ela dizendo: Antigamente, costumava-se falar, dizendo: Certamente, pediram conselho a Abel; e assim o cumpriam. Eu sou uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras matar uma cidade que é mãe em Israel; por que, pois, devorarias a herança do SENHOR? Então, respondeu Joabe e disse: Longe de mim que eu tal faça, que eu devore ou arruíne! A coisa não é assim; porém um só homem do monte de Efraim, cujo nome é Seba, filho de Bicri, levantou a mão contra o rei, contra Davi; entrega-me só este, e retirar-me-ei da cidade, então disse a mulher a Joabe: Eis que te será lançada a sua cabeça pelo muro. 
E a mulher, na sua sabedoria, entrou a todo o povo, e cortaram a cabeça de Seba, filho de Bicri, e a lançaram a Joabe; então, tocou este a buzina, e se retiraram da cidade, cada um para as suas tendas. E Joabe voltou a Jerusalém, ao rei (II Samuel, 20.1-22). 
A sabedoria desta mulher evitou que acontecesse uma grande tragédia, ela não levantou nenhuma arma de guerra, mas venceu com sua sabedoria.
Disse o sábio Salomão: As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mas do que o clamor do que domina sobre os tolos. Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitos bens (Ec.9.17,18). 

CONCLUSÃO:
A sabedoria e a prudência andam juntas, é como um barco a remo, temos que remar de ambos os lados para seguirmos na direção certa. Muitas guerras poderiam ser evitadas se os homens usassem de sabedoria, o mundo seria menos violento se as pessoas agissem com prudência e sabedoria, muitas questões seriam resolvidas pacificamente sem precisar ir a julgamento, se as pessoas fossem coerentes e usassem de sabedoria. 
Finalmente, a bíblia diz: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada (Tiago, 1.5).