domingo, 4 de setembro de 2022

A DECISÃO - A Quem Servir, Deus ou Baal?

O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! (I Reis 18.39).

O reino do Norte, Israel, era governado pelo rei Acabe, a nação estava mergulhada na idolatria e completamente afastada de Deus. O pecado e a iniquidade avolumaram-se cada vez mais no reinado de Acabe, chegando ao ponto de abolir o culto ao SENHOR, e instituir o culto a Ball. A rebeldia e a dureza de coração contra os mandamentos do SENHOR imperava sobre a nação. Crescia a adoração a Ball, e diante de tamanha apostasia, Deus enviou o profeta Elias para se opor e lutar contra esse sistema religioso corrupto e proclamar o propósito de Deus.  

Elias, o tisbita, oriundo do povoado de Tisbe, região de Gileade, foi profeta do Reino do Norte, nos reinados de Acabe e do seu filho Acazias. O nome Elias, significa "o Senhor é meu Deus". Isto fala de convicção inabalável, que destacou o ministério desse profeta. O confronto de Elias com os 450 profetas de Baal e 400 profetas de Asera no monte Carmelo, foi o divisor de águas do seu ministério profético. 

O modo corajoso de Elias falar a Acabe e denunciar a impiedade de Israel fez dele um profeta exemplar e diferenciado dos profetas que comiam na mesa de Jezabel. Elias era um verdadeiro homem de Deus, que falava, não para agradar às multidões, mas como servo fiel a Deus, ele falava o que Deus lhe mandava. Quando Acabe encontrou Elias, lhe insultou dizendo: És tu o perturbador de Israel? Elias lhe respondeu: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins (I Rs.18.17,18). 

A Quem Servir, Deus ou Baal?

Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezebel. Então, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo. Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada (18.19-21).

Elias desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir ao Deus verdadeiro ou a Baal. Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e também Baal. O pecado deles era terem o coração dividido, querendo servir a dois senhores. A coragem e a fé de Elias era patente, seu desafio ao rei, sua repreensão a todo Israel e seu confronto com os profetas de Baal e Asera, foi um desafio de plena confiança em Deus. Elias usou apenas as armas da oração e da fé em Deus. A sua confiança em Deus o levou a orar com brevidade e simplicidade, ele utilizou apenas 41 palavras em hebraico, foi o suficiente para Deus responder com fogo e consumir milagrosamente o holocausto e toda água em redor. Esse milagre confirmou Elias como profeta de Deus e provou que somente o SENHOR de Israel era o Deus vivo e verdadeiro, a quem todos deviam servir. A exemplo de Elias, os crentes da Nova Aliança devem orar com fé, pela manifestação divina em seu meio, e ver a operação de Deus mediante o poder do Espírito Santo. 

Conclusão: Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de joelhos e declarou: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! Em seguida Elias ordenou que lançassem mão dos profetas de Baal e Asera, e todos foram mortos ao fio da espada no ribeiro de Quisom (18.38-40). Na Nova Aliança, Deus exaltou o seu Filho Jesus, e lhe deu um nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Fp.2.9-11). Amém!