sábado, 23 de setembro de 2023

CRISTO - CRUCIFICADO E RESSURRETO.


Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus.
Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos (I Co.1.18,21-23).
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado (I Co.2.2).

Nos dias de Paulo, muitos não acreditavam na possibilidade de que um homem crucificado seria o Filho de Deus. Para os judeus, isso era blasfêmia; para os gregos, loucura. Entretanto, o apóstolo Paulo não deixava de falar a respeito do Cristo Crucificado tanto para os judeus quanto para os gentios. 

A cruz era considerada loucura porque chocava a sabedoria humana. Enquanto as judeus queriam sinais físicos, milagres visíveis, os gregos desejavam argumentos filosóficos que mostrassem a lógica da mensagem da cruz. Assim, o conteúdo da mensagem da cruz que Paulo pregava, gerava escândalo para os judeus, pois a cruz não era um espetáculo suntuoso; e, ao mesmo tempo, contrariava a retórica erudita dos filósofos gregos por causa de sua simplicidade. 

Não haveria importância na morte de Cristo se Deus não o tivesse ressuscitado. Sem a ressurreição, a cruz não teria sentido. Em vão seria a nossa pregação e a nossa fé (1Co.15.14). Por isso, o apóstolo descreve de maneira sublime: “Cristo, morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Co.15.3.4). A ressurreição de Cristo garante a nossa libertação do domínio do pecado e a nossa justificação diante do Senhor. Paulo escreve: Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação (Rm.4.25). Logo, há uma relação entre a cruz e o túmulo vazio que expressa o real significado de cruz. Ora, a crucificação e a ressurreição formam uma unidade. Portanto, nosso Senhor Jesus Cristo é proclamado como o Crucificado e, ao mesmo tempo, o Ressurreto.

A mensagem da cruz para muitos não é atraente porque não dá ibope para satisfazer os interesses do público.

A mensagem da cruz mata o nosso ego e nos conduz a Cristo.

A mensagem da cruz é a mais revolucionária de todas as mensagens.

A mensagem da cruz é a única e eficaz mensagem que tem poder para perdoar, salvar, curar, libertar, expulsar demônios e redimir as almas do poder do pecado. 

A mensagem da cruz é loucura para os que perecem, mas para os que são alcançados por ela é salvação e poder de Deus.  

♫Sim eu amo a mensagem da cruz, até morrer eu a vou proclamar, levarei eu também minha cruz até por uma coroa trocar.♫ Amém!