sexta-feira, 19 de abril de 2019

JESUS OU BARRABÁS, QUAL A SUA ESCOLHA?

Ora, por ocasião da festa, costumava o governador soltar um preso, escolhendo o povo aquele que quisesse. E tinham, então, um preso bem conhecido, chamado Barrabás. Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás ou Jesus, chamado Cristo? (Mateus, 27.15-17).

Pilatos era governador da Judéia, após ter interrogado a Jesus sobre as acusações que faziam contra ele, julgou não ter encontrado em Jesus crime algum para o condena-lo. Naquela ocasião havia um malfeitor que estava preso chamado Barrabás, e havia um costume por ocasião da festa da páscoa soltar um prisioneiro. Pilatos, querendo livrar-se da situação perguntou ao povo: Quem quereis que vos solte, Barrabás ou Jesus chamado Cristo? Ao que a multidão respondeu: Solta Barrabás. Pilatos replicou: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Eles clamando, responderam: Seja crucificado!
Hoje não é diferente, há uma multidão que preferem Barrabás. Barrabás representa o pecado, a maldade, o sistema mundano e seus prazeres. Muitos naquela época, com receio e querendo agradar a opinião publica, preferiram soltar Barrabás e crucificar Jesus. Hoje, não é diferente, muitos preferem agradar ao mundo e seguir seus próprios conceitos, do que seguir a Jesus e se tornar seu discípulo.
A pergunta de Pilatos à multidão continua ressoando até hoje: Qual dos dois vocês escolhem? Barrabás ou Jesus, chamado Cristo? 

QUEM FOI BARRABÁS?

Barrabás foi um criminoso que liderou uma revolução política contra o império romano, ficando conhecido pelo povo por este ato, ganhando popularidade e a simpatia de muitos.
Barrabás, nome de origem aramaico, Bar-abbas que significa, filho do pai. Portanto, um falso "filho do pai" foi escolhido pelos judeus para ser libertado, enquanto o verdadeiro "Filho do Pai" Jesus Cristo, foi entregue aos romanos para ser crucificado. 

O QUE BARRABÁS REPRESENTA?

Barrabás representa: 

O ódio.
A injustiça.
A maldade.
As trevas.
A morte.

JESUS REPRESENTA:

O amor.
A justiça.
A paz.
A luz.
O caminho, a Verdade e a Vida.

Finalmente, qual é a sua escolha? Jesus ou Barrabás? 
Hoje, em pleno século XXI, esta pergunta de Pilatos vem ecoando ao longo dos séculos: "Qual quereis que vos solte? Barrabás ou Jesus, chamado Cristo"? 
A mensagem de Cristo segue sendo pregada na TV, no teatro, nas rádios, nos jornais, na internet, através de panfletos, de filmes, de boca a boca e pelo mundo afora. Uns aceitam, outros zombam e muitos permanecem indiferentes.
Os judeus, juntamente com Pilatos, desperdiçaram uma grande e única oportunidade de escolher Jesus Cristo, o salvador. 
Hoje estamos diante da mesma situação, a diferença é que podemos fazer uma escolha bem diferente.
Deus nos dar uma grande oportunidade de poder escolher entre a vida e a morte. Ele nos diz na sua palavra: Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente (Deut.30.19).
Portanto, aceite agora, escolher Jesus Cristo, como Senhor e Salvador da sua vida, e seja feliz aqui e agora e por toda a eternidade. Amém!