segunda-feira, 12 de outubro de 2020

VERSÍCULOS DO LIVRO DE JÓ USADOS FORA DE CONTEXTO.

Não são poucos os pregadores que fazem uso de versículos isolados fora de contexto, para expor um pensamento particular, fazendo uma exegese equivocada. Infelizmente, muitos pregadores imaturos estão agindo como papagaio, repetindo o que ouve-se de outros pregadores. Textos isolados são usados para causar uma mensagem de impacto e trazer emoção para o povo. São mensagens que não vem de Deus, mas são articuladas na intenção fazer movimento e satisfazer o ego do pregador.

* As tendas dos assoladores têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; nas suas mãos Deus lhes põe tudo (Jó.12.6).

Pregadores famosos usando esse versículo para incitar o povo provocarem a Deus para receberem milagres. Intitulam a pregação: "Provocadores de milagres", totalmente fora de contexto. Nesse versículo, Jó está se queixando pelo fato de os adversários de Deus, os ímpios, terem descanso e prosperidade, enquanto os justos sofrem. Portanto, não há argumento bíblico para afirmar que esse texto está nos dizendo que devemos provocar Deus para recebermos milagres. Isso é torcer totalmente o sentido do texto e torna-lo irreal. 

* Eu te darei resposta, a ti e aos teus amigos contigo (Jó.35.4)

Muitos utilizam esse versículo nos círculos de oração. Citam como base para afirmar que Deus estaria dando resposta aos crentes. Porém, esse versículo não é Deus falando para Jó, mas o jovem Eliú, o último dos amigos de Jó a argumentar com ele e em tom de repreensão, pelo fato de os outros três amigos de Jó não lhe terem dado resposta adequada para seu sofrimento. Deus começa a falar com Jó a partir do capítulo 38. 

* No seu pescoço reside a força; diante dele até a tristeza salta de prazer (Jó.41.22).

Quando lemos por completo o capítulo 41 de Jó, facilmente vamos perceber que é Deus falando a Jó acerca de um grande monstro chamado de leviatã. Um monstro cuja aparência "tocava terror no coração de quem o visse", fazendo a tristeza, medo e pavor se intensificarem ainda mais, "saltarem", vibrarem. Na versão NVI, o texto está melhor traduzido: "Tanta força reside em seu pescoço que o terror vai adiante dele". Tristeza saltar de prazer é uma figura de linguagem, da expressão poética do livro de Jó. Mas esse versículo de Jó não serve a esse propósito. A afirmação que na presença do SENHOR a alegria é plena está no livro dos salmos 16.11: "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita". NVI.

* Porventura, sabes tu como Deus as opera e faz resplandecer a luz da sua nuvem? (Jó.37.15).

Este é mais um versículo que alguns pregadores citam para justificarem o poder de Deus. Eles dizem:  Irmãos, está escrito: Porventura, sabes tu como Deus opera? 
Onde na verdade não está escrito assim. O correto é: Porventura, sabes tu como Deus as opera e faz resplandecer a luz da sua nuvem? (37.15). Na verdade, este versículo está se referindo ao comando de Deus sobre as nuvens e como faz resplandecer o relâmpago. Na versão NVI está escrito: Acaso você sabe como Deus comanda as nuvens e faz brilhar os seus relâmpagos? 

Estes são alguns versículos do livro de Jó que muitos pregadores utilizam em seus sermões, totalmente fora do contexto. Sem contar com outros versículos isolados em toda a Bíblia. Que sejamos coerentes em nossas pregações, não forçando o texto sagrado para falar uma verdade que não existe.