domingo, 8 de abril de 2018

FORTIFICA TEUS MUROS.


Agora, pois, reúne as tuas tropas, ó cidade das tropas; e fortifica teus muros, ó cidade murada; porquanto já há um cerco contra nós ... (Miqueias, 5.1).

Nesta ocasião o profeta Miqueias avisa aos moradores de Jerusalém, capital do reino de Judá, cujo rei era Ezequias, sobre o cerco de Senaqueribe rei da Assíria. Os assírios eram orgulhosos e imaginavam ser superiores a Deus. Naquela época, as batalhas não eram consideradas apenas combates humanos, mas também lutas entre os deuses das nações. Deus permitiu vitória aos assírios sobre Samaria (Is.10.6), e com isso o rei da Assíria acreditou que poderia atacar e vencer quem bem quisesse (Is.10.7). O rei da Assíria se gabava do seu poder militar e da quantidade de territórios conquistados (Is.10.8,9,14). Presume ser mais forte do que o Deus de Jerusalém e imagina que ninguém poderá resistir o seu exército (Is.10.10,11). Além disso, vangloria-se da sua força física, sabedoria e inteligência (Is.10.13). Ao falar de si mesmo como valente e "poderoso" eleva-se quase ao mesmo nível de Deus. Mas a sua soberba e orgulho excessivo o levou a derrota.

Um muro geralmente serve de proteção contra possíveis ataques do inimigo. No passado, as cidades eram muradas e vigiada pelas atalaias que ficavam de prontidão para avisar quando as tropas inimigas viessem atacar. Fortificar o nosso muro espiritual é algo que se faz necessário. Devemos ficar alerta e vigiando para não sermos surpreendidos pelos ataques do inimigo. Neemias quando recebeu permissão do rei Artaxerxes para ir a Jerusalém, que estava destruída, a sua primeira preocupação foi edificar os muros, para impedir possíveis ataques dos inimigos da obra. A exemplo de Neemias, a nossa geração precisa fortalecer os muros e tapa as brechas. 

TRÊS FORMAS DE FORTIFICAR O NOSSO MURO ESPIRITUAL.

ATRAVÉS DA ORAÇÃO E VIGILÂNCIA.
Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos (Efésios, 6.18).

ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO E PRATICA DA PALAVRA DE DEUS.
Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! (Salmos, 119.97).
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti (Salmos, 119.11).

ATRAVÉS DA SANTIFICAÇÃO E UMA VIDA IRREPREENSÍVEL.
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (I Pedro, 1.15,16).

Se os nossos muros forem fracos, estaremos vulneráveis aos ataques do inimigo, e consequentemente seremos derrotados. Há uma frase de um pensador que diz: “ Quando o inimigo conhece as tuas fraquezas, deves fortalecer os teus muros” (Kabral Araujo). Como cristãos, devemos estar vigilantes para que nada rompa as nossas defesas espirituais. Mesmo que seja o cristão mais maduro, nunca pode se permitir baixar sua guarda.