domingo, 29 de agosto de 2021

HOUVE UM TEMPO ...

Converte-nos, SENHOR, a ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias como antigamente (Lamentações, 5.21).

HOUVE UM TEMPO que a igreja orava constantemente e tinha menos problemas, hoje a igreja quase não ora e há constantes problemas nas igrejas.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (Atos, 2.42).

HOUVE UM TEMPO que os cristãos eram conhecidos por serem parecidos com Cristo, hoje muitos cristãos são confundidos com os filhos das trevas.
Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos (Atos. 11.26).

HOUVE UM TEMPO que se dizia: Cuidado com o Diabo, porque ele vem com sapatinhos de lã (para não ser percebido). Hoje em dia o Diabo está entrando de tamancos (calçados que fazem barulho) em muitas igrejas e os crentes não estão percebendo.

HOUVE UM TEMPO que se dizia: Vamos orar para Deus revelar o pecado. Hoje muitos cristãos estão conformados com o pecado e não tem mais forças para orar, nem repreender.

HOUVE UM TEMPO que os cristãos nos cultos de oração faziam orações tão fervorosas e barulhentas que se ouvia de longe, hoje nos cultos de oração quase não se ora mais.

HOUVE UM TEMPO que os cristãos eram conhecidos como protestantes, apelidados de bode e canela de fogo; hoje muitos são conhecidos como crente do Paraguai (crente falso), evangélicos e crentes gospel.

HOUVE UM TEMPO que os pastores oravam para o Espírito Santo revelar obreiros para serem consagrados; hoje muitos não oram mais neste sentido, parece que a urgência da obra é muito grande, e eles não tem tempo para orar. Já existe uma frase que muitos estão usando para justifica o seu erro, que diz: Se a chamada der errado, foi o homem quem chamou; se der certo, foi de Deus.

HOUVE UM TEMPO que o título de pastor era privilégio de alguns homens que tinham chamada de Deus, hoje este título está vulgarizado; muitos se alto intitulam pastor e são chamados de pastor sem ter o mínimo de requisitos necessário para esta nobre função.

HOUVE UM TEMPO que havia muita reverencia, respeito e temor na Casa de Deus, hoje muitos estão brincando com as coisas de Deus e agindo como ímpio dentro da Casa de Deus.

HOUVE UM TEMPO que os pregadores e cantores cantavam e pregavam sem interesses financeiro; hoje muitos só pregam ou cantam se antes fizerem um bom depósito em dinheiro na sua conta bancária.

HOUVE UM TEMPO que os crentes se conformavam com o título de servo do SENHOR, hoje muitos querem ser reconhecidos como estrelas gospel no meio do povo de Deus.

HOUVE UM TEMPO que as pessoas aceitavam a Jesus, faziam confissão de fé, abraçavam o Evangelho e havia mudança de vida; hoje muitas pessoas "aceitam Jesus" por algum tipo de interesse e vivem um Evangelho de conveniências, elas entram no Evangelho mas o Evangelho não entra nelas.

HOUVE UM TEMPO que a igreja saia fora das quatro paredes e anunciava o Evangelho de Jesus através de concentrações e cruzadas evangelísticas; hoje isso raramente acontece, e muitas vezes quando assim fazem há mistura política no meio.

HOUVE UM TEMPO que os cristãos se reuniam em praça pública para adorar a Deus e pregar o Evangelho; hoje muitos se reúnem em praça pública ou ginásios para cantarem músicas que satisfaçam o seu ego e aplaudirem os cantores gospel em seus shows.

HOUVE UM TEMPO que o Evangelho era visto como algo ultrapassado e medíocre; hoje muitos olham para o Evangelho com interesses financeiro e estão fazendo do Evangelho um show business.

HOUVE UM TEMPO que a palavra cristão era um termo pejorativo e muitos ridicularizavam; hoje ser cristão para muitos virou moda e muitos viraram crentes nominais, porém nunca tiveram a experiência do novo nascimento.

HOUVE UM TEMPO que não se ouvia falar em política nos púlpitos das igrejas, o púlpito era sagrado para pregação e ensino da palavra de Deus; hoje nos púlpitos de muitas igrejas há muitas homilias e discursos políticos, principalmente em tempo de eleição. 

HOUVE UM TEMPO que os pastores não falavam nem opinavam sobre política na igreja; hoje muitos declaram abertamente e até deixam o pastorado para concorrerem ao cargo de parlamentar. 

HOUVE UM TEMPO que os crentes eram respeitados por causa da sua vida integra de comunhão e santidade diante de Deus; hoje muitos cristãos são medidos e respeitados pelo que tem (poder financeiro) e não pelo que são (por seu caráter).

HOUVE UM TEMPO que os pregadores oravam, liam a bíblia e se esforçavam para prepararem um esboço para pregarem na igreja; hoje muitos não fazem mais assim, eles preferem pregar sermões prontos pesquisados na internet, via google. 

HOUVE UM TEMPO que os cristãos passavam mais tempo orando e lendo a Bíblia; hoje muitos estão ocupados nos entretenimento da internet com suas redes sociais. Perderam o desejo de orar e a sede de ler a Bíblia.

HOUVE UM TEMPO que os nossos correligionários eram tidos como companheiros de ministério; hoje infelizmente muitos estão competindo dentro da Casa de Deus, vendo o seu companheiro como competidor e uma ameaça ao seu ministério, com isso tentam anular e apagar o ministério do outro.

HOUVE UM TEMPO que a igreja era dirigida e orientada pelo Espírito Santo; hoje muitos líderes e cristãos preferem tomar suas próprias decisões e escolhas sem consultarem a direção e orientação do Espírito Santo.

Que possamos viver como cristãos na modernidade sem sermos mundanos; que possamos viver a simplicidade do Evangelho nos dias atuais, sem máscaras e sem hipocrisia, mas em verdade diante de Deus.