sábado, 1 de fevereiro de 2020

Alcançando A Estatura De Varão Perfeito.

... até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (Efésios, 4.13).

A vontade de Deus é que todos nós busquemos a plena maturidade e alcancemos a estatura de varão perfeito. É bem verdade, que a palavra de Deus nos diz que, o homem é gerado em pecado (Sl.51.5), e peca por palavras, pensamentos e obras. E, também sabemos que não há homem que não peque, mas isto não significa dizer que devemos nos acomodar e não buscar o máximo do nosso potencial em uma vida mais próxima possível da perfeição. Nós estamos em constante aprendizado na vida. A vida cristã é pontilhada por constantes desafios e nós lutamos contra nossa própria natureza que é propensa ao pecado. Paulo diz aos crentes de Filipos: Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado a perfeição; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp.3.13,14). Alcançar a plena maturidade é uma raridade, são poucos os cristãos que conseguem. É difícil, mas não impossível.

A MEDIDA DA ESTATURA COMPLETA DE CRISTO.

O que significa esta expressão usada por Paulo? Atingir a estatura completa de Cristo, implica em viver em plena comunhão com Ele. Três virtudes são necessárias para atingir a medida da estatura completa de Cristo: (1) Andar como Ele andou. Aquele que diz que está Nele também deve andar como Ele andou (I Jo.2.6). (2) Ter os mesmos sentimentos que Ele teve. De sorte que haja em vós os mesmos sentimentos que houve também em Cristo Jesus (Fp.2.5). (3) Ser participante dos seus sofrimentos. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis (I Pe.4.13). Porque a vós foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer Nele, como também padecer por Ele (Fp.1.29).

ATINGINDO A ESTATURA DE CRISTO.

- Aprendendo com JESUS.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração (Mt.11.29).

- Andando com humildade e mansidão (Ef.4.1,2).

- Fortalecido no interior do nosso ser, e conhecer o Amor de Cristo (Ef.3.14-19).

- Manifestação do fruto do Espírito (Gl.5.22-24).

- Andando no Espírito (Gl.5.16,17,25).

- Refreando a língua (Tg.1.26; 3.2).

- Deixando a hipocrisia (I Pe.2.1-3).

- Crescendo na graça e conhecimento (II Pe.3.18).

CONCLUSÃO:
O cristão deve viver uma busca constante pelo seu crescimento espiritual diante de Deus. Quando crescemos na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, a nossa vida torna-se mais frutífera e passamos a atingir a maturidade cristã. Repito a frase que escrevi na introdução: "Alcançar a plena maturidade é uma raridade, são poucos os cristãos que conseguem. É difícil, mas não impossível".