terça-feira, 12 de outubro de 2021

RESILIÊNCIA.

Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação (Hc.3.17,18).

Resiliência é a capacidade de manter-se firme diante das dificuldades. Tempos fáceis não gera homens resilientes, é em tempos difíceis que são forjados os homens e mulheres resilientes. A resiliência é uma virtude daquele que é persistente, daquele que resiste e insiste diante das adversidades da vida. Quando nós somos talhados, trabalhados e treinados para enfrentarmos as intempéries da vida, teremos maior capacidade de resistir e vencer os dias adversos. 

A grande problemática do século presente, é que as pessoas estão perdendo a capacidade de superar as perdas e frustrações que acontecem no fluxo natural da vida. Como resultado estamos vendo um grande número de pessoas deprimidas, entrando em estado de isolamento social e chegando ao extremo do suicídio. Nós precisamos estar preparados para as perdas, para o momento critico, para as situações adversas. O resiliente tem a capacidade de não se entregar diante das dificuldades, mas no momento de perdas ele dar a volta por cima e prossegue de cabeça erguida. 

Paulo foi exemplo de um homem resiliente quando disse: Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas. Quem está fraco, que eu não me sinta fraco? Quem não se escandaliza, que eu não me queime por dentro? (II Co.11.24-29). Já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fp.11-13). Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé (II Tm.4.7). Paulo tinha tudo para desanimar e desistir diante de tantas tribulações e sofrimentos, mas ele foi resoluto, foi resiliente e manteve-se firme até o fim. Neste mundo tenebroso e cheio de desafios, sejamos fortes e resilientes, Jesus não prometeu um mundo de fantasias e recreações, mas Ele disse: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo.16.33). Portanto, não desista, não desanime, confie no SENHOR; Ele sabe a saída, Ele tem a solução e Ele proverá todas as coisas. Amém! 

(Texto escrito por Geraldo Barbosa).