segunda-feira, 5 de julho de 2021

DEMAS ME DESAMPAROU...

Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas me desamparou, amando o presente século ... (II Tm.4.9,10).

Paulo estava passando por mais uma experiência desagradável, ele sentia-se abandonado na prisão, quando ele mais precisava do apoio dos seus amigos e companheiros de ministério, todos lhe abandonaram, exceto Lucas, como ele mesmo disse: "Só Lucas está comigo" (4.11). Será que o ministério de Paulo havia sido tão ruim e infrutífero a ponto de seus amigos o abandonarem no pior momento da sua vida? Claro que não, longe disso, pois o apóstolo ainda tinha amigos fiéis. Paulo na prisão sentindo-se abandonado escreve a Timóteo dizendo: Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para Dalmácia. Só Lucas está comigo... Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me.. (4.9-11,14,16,17). Paulo admite que foi uma experiência desagradável enfrentar sua primeira audiência no tribunal sem o apoio de seus amigos (4.16). Ele se sentiu como se estivesse na boca do leão (4.17). Contudo, embora o apóstolo não contasse com o apoio dos amigos, ele tinha a certeza que o Senhor estava com ele, lhe assistindo e fortalecendo. 

QUEM ERA DEMAS?

Demas era um vibrante ajudador e cooperador do evangelho no ministério de Paulo. Demas estava em plena atividade na obra, era um dos homens de confiança de Paulo e tinha o respeito de todos os seus companheiros de ministério. O nome Demas é uma abreviação de Demétrio, que no hebraico significa consagrado a Demetér.

Demas é citado pelo menos três vezes nas cartas paulinas: Saudai-vos Lucas, o médico amado, e Demas (Cl.4.14). Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores (Fm.1.23,34). Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica... (II Tm.4.10).

Paulo fala que Demas teria o desamparado amando o presente século, o que pode significar que seu cooperador tenha sido atraído pelos prazeres mundanos e também se acovardado diante das duras perseguições promovidas pelo imperador Nero contra os cristãos. 

Na atualidade temos muitos cristãos tomando o mesmo caminho de Demas, amando o presente século (os prazeres mundanos) e se desviando da fé salvívica em Cristo. Assim como Demas não resistiu aos apelos do mundo, também muitos cristãos estão se rendendo ao sistema e preferindo viver os prazeres mundanos. Demas tornou-se adepto do hedonismo, passando a ser amante desenfreado dos prazeres e a viver apenas para os prazeres pecaminosos da carne. Não há nenhum registro sobre um possível retorno de Demas a Cristo. Infelizmente, muitos se desviam da fé e não retornam mais. O naufrágio na fé é o pior de todos os naufrágios que possa existir. Não desista da sua fé em Cristo, mas lute e relute até o fim. Assim está escrito: Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida (Ap.2.10). Amém!