segunda-feira, 13 de abril de 2020

CAMPAINHAS E ROMÃS, O QUE SIGNIFICAM?

E nas bordas farás romãs de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor. Uma campainha de ouro e uma romã, outra campainha de ouro e outra romã haverá nas bordas do manto ao redor, e estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do SENHOR e quando sair, para que não morra (Ex.28.33-35).
E nas bordas do manto fizeram romãs de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, a fio torcido. Fizeram também campainhas de ouro puro, pondo as campainhas no meio das romãs nas bordas da capa, em roda, entre as romãs. Uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, nas bordas do manto à roda, para ministrar, como o SENHOR ordenara a Moisés (Ex.39.24-26).

O capítulo 28 do livro de Êxodo trata exclusivamente das indumentárias do sumo sacerdote e dos sacerdotes. As vestes dos sacerdotes, precisam ser vestes sagradas, especiais para indicar sua honra e dignidade ao realizar as incumbências desse cargo. A sobrepeliz usada pelo sumo sacerdote, era uma espécie de manto sem mangas, tipo colete, com uma abertura no meio para colocar a cabeça. Era uma peça inteira de tecido azul. Havia na borda, ou na orla deste manto, campainhas de ouro e romãs de tecidos bordadas em três cores: Azul, roxo e escarlate. A Bíblia não diz quantos sinos ou campainhas eram, mas segundo as pesquisas, eram 72 sinos de ouro puro e o seu diâmetro era de meia polegada. O sumo sacerdote caminhava e os 72 sinos que estavam nas bordas do seu manto faziam sons distintivos. O povo percebia a chegada do sumo sacerdote pelo barulho das campainhas e prestavam-lhe reverência. O sonido das campainhas serviam para anunciar quando Arão entrava no lugar santo e no lugar santíssimo, diante do SENHOR, e também quando ele saia. Se acontecesse de Arão ser ouvido entrando no lugar santo e no santo dos santos, mas em seguida nenhum som indicar, existia a possibilidade de ele ter morrido por não estar devidamente santificado para entrar na presença do SENHOR. Assim as campainhas indicavam um grande privilégio de servir ao SENHOR, e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade assustadora. Aqui nós aprendemos que o serviço prestado ao SENHOR, não pode ser feito com displicência. O sumo sacerdote intercedia pelo povo, e a nação ficava em grande expectativa. A saída do sumo sacerdote, após Deus ter aceito o sacrifício e perdoado os pecados do povo, era um momento de grande regozijo, pois o povo tinha certeza que seus pecados foram expiados.

AS CAMPAINHAS SIGNIFICAM O SOM FESTIVO QUE AGRADA A DEUS.

O sonido constante dessas campainhas, chamando a atenção do povo para o que estava acontecendo, falam que a verdadeira adoração não deveria se tornar uma mera formalidade para o povo. Os israelitas deveriam estar atentos e voltados para tudo que estava acontecendo ali, no Santuário. Não poderiam estar, como dizemos hoje, “desligados” do culto, mas “sintonizados” e envolvidos com tudo o que está acontecendo. Ora, ainda hoje Deus deseja o nosso envolvimento total no culto de adoração a Ele (SI 29.9; 51.16,17; 103.1; Jo 4.24; Rm 12.1; Hb 10.19-23; 13.15).

AS CAMPAINHAS também podem ser as manifestações do Espírito. Paulo falando sobre culto e adoração, nos diz: Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração (Ef.5.19). Falando sobre dons do Espírito e ordem no culto, Paulo diz: Mas faça-se tudo decentemente e com ordem (I Co.14.40). É bom que haja a manifestação dos dons na igreja, isso se faz necessário. Porém, os dons sem o fruto causa desequilíbrio no crescimento do cristão. Um detalhe a ser observado no manto do sacerdote é por que Deus manda que coloque romãs e sinos nas bordas do manto, e não simplesmente os sinos? É preciso que tenhamos os dons, mas também o fruto do Espírito. O crente deve ser reconhecido pelos frutos, não pelos dons.
Muito baralho é bom, quando pelo Espírito. Mas é preciso que haja também a manifestação do fruto do Espírito na vida do crente.

AS ROMÃS SIGNIFICAM ALIMENTO E FRUTIFICAÇÃO.

A romã é uma fruta saborosa e bastante conhecida em Israel, dela se faz suco, xarope e remédio. Isso significa que as romãs simbolizam a frutificação; ela tem bastante sementes, que representa a palavra de Deus como alimento que nutri a nossa alma.
AS ROMÃS também podem significar a manifestação do fruto do Espírito na vida do crente. Um verdadeiro adorador que presta serviço na Casa de Deus, não pode estar desprovido do fruto do Espírito em sua vida. Tem pessoas que fazem muito barulho na adoração, mas por dentro estar vazio e sem fruto. Que haja barulho e a glória de Deus se manifeste, mas que os crentes também possam manifestarem em suas vidas o fruto do Espírito Santo. Amém!

CONCLUSÃO:
Que possamos nos apresentar diante de Deus com as campainhas e com as romãs do Espírito. Que os verdadeiros adoradores se apresentem diante de Deus em santidade, e com toda disposição para servir. Porque de nada adianta, ter as campainhas e não ter as romãs.