sexta-feira, 9 de julho de 2021

ARCO-ÍRIS OU ARCO DA ALIANÇA.

E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo: E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra (Gn.9.8,9,12,13,16).

O arco-íris é um fenómeno meteorológico muito conhecido, causado pela reflexão da luz do sol em partículas de água, que gera uma ilusão de ótica colorida em 7 cores. Normalmente eles aparecem no lado oposto do sol, e nem sempre tiveram essa breve explicação como temos nos tempos modernos, eram sempre vistos como uma beleza mística e enigmática, sempre descrita com aspectos mágicos e fantásticos.

O SENHOR estabeleceu uma Aliança eterna com Noé, enfatizada pela expressão "nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra" (9.11). Os sinais pactuais de Deus para a humanidade passaram a ser um selo representativo entre a humanidade e o Eterno. O arco de Deus foi um dos primeiros sinais pactuais entre Deus e a humanidade. Assim, mais tarde, seria instituído o sinal da circuncisão como marca da aliança entre Deus e Abraão (Gn.17.11), o sábado como sinal da aliança entre Deus e Israel no Sinai (Êx.31.16,17), e o sangue de Cristo como derradeiro símbolo da nova e definitiva Aliança entre Deus e a humanidade (Mt.26.28; Hb.9.15,20; 12.24; 13.20). 

Quanto ao Arco de Deus, mais conhecido como "arco-íris", embora esta expressão "arco-íris" não consta no original hebraico das Escrituras, tornou-se um sinal visível da Aliança de Deus com Noé e toda humanidade. O uso do nome "arco-íris" é impróprio, esta expressão se refere a tempos e contextos totalmente diferentes e opostos. Íris faz parte da mitologia grega, como filha de Thaumas e Electra; Íris na mitologia grega é a mensageira dos deuses e a personificação do "arco-íris", a sua missão é unir a terra e o céu. Ela é mencionada em Ilíada de Homero, poema épico grego do século VIII a.C., que narra os últimos 50 dias dos dez anos da guerra de Tróia. Portanto, a expressão "arco-íris" é mitológica e não faz parte do Sagrado, nem representa o pacto de Deus com Noé e a humanidade. 

* Obs.: Há algumas versões da Bíblia que trazem a expressão "arco-íris", onde na verdade seria simplesmente "arco" ou "meu arco" (9.13).

Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecerem o arco-íris, ... (Gn.9.14).

Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna... (9.16). Versão NVI - Nova Versão Internacional.

Quando Eu reunir as nuvens sobre a terra e o arco surgir por entre as nuvens, ... (9.14).

Quando o arco estiver na nuvem, Eu o verei e me lembrarei da Aliança eterna... (9.16). Versão KJA - king James Atualizada.

E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens (9.14).

E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno ... (9.16).

Versão ARC - Almeida Revista Corrigida.

LENDAS SOBRE O ARCO-ÍRIS.

Na mitologia nórdica, o Arco-íris representa a conexão do mundo dos homens (Midgard) com o reino dos deuses (Asgard), como uma ponte que era chamada de Bifröst, era protegida pelo guardião Heimdall e sua cor vermelha representava o fogo como proteção para os Jotuns, gigantes de gelo.

Em outras crenças populares, o Arco-íris poderia ser como um portal, que aparecia depois das chuvas indicando o lugar onde vários tesouros estariam escondidos. Essa lenda é similar a Cuchavira, o Deus Arco-Íris das civilizações antigas Colombiana, quando ele aparecia no céu, seus súditos o ofereciam jóias e todos os tipos de riquezas.

Uma das mais famosas lendas sobre o Arco-íris se encontra na Irlanda, onde vivem os Leprechauns, reza a lenda que o pote de ouro de um Leprechaun estaria escondido no final do arco-íris, o que seria impossível de alcançar, a não ser que você conseguisse arrancar sua barba, e ele perderia seus poderes.

Na Bulgária, uma crença popular dizia que, se você conseguir atravessar um Arco-íris e fosse homem, se tornaria mulher, o mesmo aconteceria com uma mulher, ela se transformaria um homem. Esta crença se tornou popular mundialmente que talvez tenha sido o motivo do arco-íris ser um símbolo da comunidade LGBT.