terça-feira, 8 de abril de 2014

LEMBRAI- VOS DA MULHER DE LÓ.

E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló; comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam.
Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar. Lembrai-vos da mulher de Ló (Lc.17.26-30,32).

Nesta mensagem escatológica Jesus prevê que, os dias que antecedem o seu glorioso retorno seriam semelhantes aos dias dos antediluvianos na época de Noé; também seriam semelhantes aos dias de Ló em Sodoma. A situação espiritual e moral das pessoas naquela época era de absoluta indiferença. Eles viviam em uma total depravação e permissividade, apenas o poder econômico era reverenciado; a verdadeira adoração e devoção a Deus era desprezada pela maioria. Nesta previsão Jesus deixa claro que os últimos dias que antecedem o seu retorno, será dominado por um sistema anarquista e materialista, onde as pessoas buscarão todos os tipos de prazeres carnais e desprezarão o caminho de Deus. A verdadeira teologia bíblica será transtornada e esvaziada por muitos; nessa época vários falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Hoje muitos destes sinais já são observados em países da Europa e em partes dos Estados Unidos, conhecidos por sua tradição cristã como um dos maiores centros evangélicos do mundo. Nesta época atual muitos estão vivendo como crentes nominais, muitos se tornaram materialistas, frios e apáticos quanto a fé, tal como a mulher de Ló que estava apegada as coisas materiais e com o seu coração na cidade. Mas Jesus continua nos advertindo, dizendo: Lembrai-vos da mulher de Ló.

SETE  COISAS QUE A BÍBLIA NOS MANDA LEMBRAR.

1. LEMBRAR DO CRIADOR.
Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento (Ec.12.1). 

2. LEMBRAR DE DEUS.
Os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus (Sl.9.17). 

3. LEMBRAR DO PRIMEIRO AMOR.
Lembra-te, pois, do teu primeiro amor, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente virei a ti e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres (Ap.2.5). 

4. LEMBRAR DAS MARAVILHAS QUE O SENHOR FEZ.
Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca, vós descendência de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos. Ele é o SENHOR, nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra (Sl.105.5-7). 

5. LEMBRAR DOS PRESOS.
Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo (Hb.13.3).

6. LEMBRAR DOS PASTORES.
Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver (Hb.13.7). 

7. LEMBRAR DA MULHER DE LÓ.
Lembrai-vos da mulher de Ló (Lc.17.32).

CONCLUSÃO:
Jesus fez a solene advertência: Lembrai-vos da mulher de Ló. Quando Deus decidiu punir as cidades de Sodoma e Gomorra, por causa de sua extrema depravação e pecados, fazendo chover fogo e enxofre sobre elas, Ele ordenou a Ló e a sua família dizendo: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. A mulher de Ló desobedeceu a ordem do SENHOR, olhando para trás, e ficou convertida numa estátua de sal. Isto nos dá a entender que o seu coração estava na cidade, e que ela estava apegada as coisas materiais, e até lembrava das antigas amizades do povo de Sodoma. Lembrar da mulher de Ló, implica em dizer: Não desobedecer ao SENHOR, não ser tolo, nem imprudente, como ela foi, a ponto de se apegar as coisas terrenas e desvalorizar as espirituais. Pense nisso.