domingo, 10 de fevereiro de 2019

O HOMEM DE BELIAL.

O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca. Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos. Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas. Pelo que o sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura (Provérbios, 6.12-15).

Belial é sinônimo de iniquidade. O homem de Belial ou filho de Belial, é aquele que vive na pratica da iniquidade. Ele tem prazer de praticar o mal e vive para esse fim; é um iníquo por natureza. Há algumas referências bíblicas que falam sobre as atitudes do homem de Bilial (Deut.13.13; Jz.19.22; I Sm.25.17,25). Nabal o esposo de Abigail, era um homem maligno, conhecido como filho de Belial. Ele era um homem de posses, porém, negou donativos para alimentar Davi e os homens que estavam com ele (I Samuel, cap.25). O fim de Nabal, cujo nome significa tolo, foi trágico; o SENHOR o feriu e ele morreu (I Sm.25.38). É assim que acontece com os homens de Belial, a sua destruição será repentina. O homem que vive na pratica da iniquidade e não se arrepende e volta-se para Deus, será quebrantado sem que haja cura (Pv.6.15).

AÇÕES MALIGNAS DO HOMEM DE BELIAL:

* Vicioso - Cheio de vícios.

* Perverso - Cheio de perversidades ou maldades.

* Fala através de sinais - Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos.

* Coração maldoso - Perversidade há no seu coração.

* Mente maldosa - Todo o tempo maquina mal.

* Semeador de contendas - Anda semeando contendas.

CONCLUSÃO:
Que nenhum cristão tenha atitudes semelhantes ao homem de Belial, que o nosso comportamento e ações sejam benéficas e para glória de Deus. Que sejamos conhecidos como homens e mulheres de Deus, e nunca como homem de Belial.
Mas, há esperança para o homem de Belial, desde que ele se arrependa, se converta dos seus maus caminhos e volte-se para Deus. Está escrito: Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar (Isaías, 55.6,7). Amém!