quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

AS QUATRO PROPOSTAS DE FARAÓ


Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei; quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte (Êxodo, 3.10-12).

A adoração sincera à Deus, é algo que incomoda o diabo. Faraó, que simboliza Satanás, não queria em hipótese alguma, que o povo de Deus saísse do Egito e ficasse livre para adorar a Deus. O Egito simboliza o mundo do pecado com o seu sistema contrário a Lei de Deus, que escraviza o homem. Deus havia dito a Moisés que o seu povo iria sair do Egito e iria adorá-lo no seu monte, em sua terra. Porém, Faraó tenta impedir a saída dos filhos de Israel do Egito, e para o povo de Deus permanecer no Egito, ele fez quatro propostas à Moisés.
1. ADORAR A DEUS NO EGITO.

PROPOSTA DE FARAÓ:
Então, chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra (Ex.8.25).
RESPOSTA DE MOISÉS:
E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao SENHOR, nosso Deus, a abominação dos egípcios; eis que, se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles? 
Deixa nos ir caminho de três dias ao deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus, como ele nos dirá (Ex.8.26,27).

2. NÃO IR MUITO LONGE.

PROPOSTA DE FARAÓ: 
Então, disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao SENHOR, vosso Deus, no deserto; somente que indo, não vades longe; orai também por mim (Ex.8.28).

RESPOSTA DE MOISÉS:
E Moisés disse: Eis que saio de ti e orarei ao SENHOR, que estes enxames de moscas se retirem amanhã de Faraó, dos servos e do seu povo; somente que Faraó não mais me engane, não deixando ir a este povo para sacrificar ao SENHOR (Ex.8.29).
3. DEIXAR AS MULHERES E OS FILHOS, IR SÓ OS HOMENS.

PROPOSTA DE FARAÓ:
E os servos de Faraó disseram-lhe: Até quando este nos há de ser por laço? Deixa ir os homens, para que sirvam ao SENHOR, seu Deus; ainda não sabes que o Egito está destruído? 
Então, Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus. Quais são os que hão de ir? (Ex.10.7,8).

RESPOSTA DE MOISÉS:
E Moisés disse: Havemos de ir com nossos meninos e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, e com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque festa do SENHOR temos (Ex.10.9).

REPLICA DE FARAÓ:
Não há de ser assim, mas ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR; porque isso é o que vós mesmos pedistes!” E os expulsaram da presença do Faraó (Ex.10.11).
4. DEIXAR OS BENS, NÃO LEVAR NADA. 

PROPOSTA DE FARAÓ:
Então Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças (Ex.10.24).
RESPOSTA DE MOISÉS: 
Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR, nosso Deus. E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar para servir ao SENHOR, nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá (Ex.10.25,26).

CONCLUSÃO:
Deus não aceita mistura, o que é do Egito é do Egito. O que é do SENHOR é do SENHOR. A proposta do diabo é para subtrair e tirar o melhor que temos. Devemos dar o melhor a Deus e rejeitar as propostas de Satanás. Deus não aceita mistura do santo com o profano. Por "melhor" que seja a proposta de satanás, nunca aceite, a sua intenção é sempre para destruir. O problema é que muitas pessoas saíram do Egito (mundo de pecados), mas o Egito não saiu delas. Nunca guarde lembranças do Egito, deixe e esqueça tudo o que é Egito, sirva e adore ao SENHOR de todo o seu coração. Amém!