quarta-feira, 6 de abril de 2022

O ESPÍRITO SANTO NO LIVRO DE ISAÍAS.


O Espírito Santo agi de forma direta e indireta em toda a Bíblia, desde de Gênesis até Apocalipse Ele deixa a sua marca na História. No livro do profeta Isaías Ele atua em várias situações e é citado pelo profeta como promessa a ser cumprida no futuro.

1- Sete manifestações do Espírito sobre o Renovo do tronco de Jessé (o Messias). Is.11.1,2.

E repousará sobre Ele:

O Espírito do SENHOR.

O Espírito de Sabedoria.

O Espírito de Inteligência.

O Espírito de Conselho.

O Espírito de Fortaleza.

O Espírito de Conhecimento.

O Espírito de Temor do SENHOR.

2- O ESPÍRITO COMO COBERTURA.

Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomaram conselho, mas não de mim! E que se cobriram com uma cobertura, mas não do meu Espírito, para acrescentarem pecado a pecado! (Is.30.1).

3- O ESPÍRITO SENDO DERRAMADO E TRAZENDO ABUNDÂNCIA.

Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque (Is.32.15).

4- O ESPÍRITO VALIDANDO A PALAVRA DO SENHOR.

Buscai no livro do SENHOR e lede; nenhuma dessas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará (Is.34.16).

5- O ESPÍRITO DO SENHOR O GRANDE SÁBIO.

Quem guiou o Espírito do SENHOR? E que conselheiro o ensinou? (Is.40.13).

6- O Servo do SENHOR, o Messias receberá o Espírito.

Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem compraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre Ele; juízo produzirá entre os gentios (Is.42.1).

7- O ESPÍRITO SENDO DERRAMADO SOBRE A POSTERIDADE DE ISRAEL.

Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes (Is.44.3).

8- O Espírito do SENHOR enviado sobre Isaías para profetizar.

... eu estava ali; e, agora, o Senhor JEOVÁ me enviou o seu Espírito (Is.48.16).

9- O Espírito do SENHOR defendendo o povo de DEUS.

... vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira (Is.59.19).

10- O Espírito do SENHOR sobre o Messias para pregar boas-novas e proclamar liberdade aos cativos.

O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes... (Is.61.1,2). 

11- O Espírito Santo entristeceu-se com o povo e tornou-se inimigo deles.

Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles (Is.63.10).

12- O Espírito do SENHOR dando descanso.

Como ao animal que desce aos vales, o Espírito do SENHOR lhes deu descanso; assim guiaste ao teu povo, para criares um nome glorioso (Is.63.14).

Que a igreja do Senhor possa a cada dia valorizar a poderosa ação do Espírito Santo em todas as circunstâncias e ocasiões da nossa vida. Onde a nossa força, a nossa sabedoria, a nossa inteligência não resolvem, o Espírito Santo sabe todas as coisas, e só Ele resolve. Amém!