domingo, 8 de agosto de 2021

ABBA, PAI.

E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres (Mc.14.36).

Esta expressão "Aba Pai" aparece apenas três vezes na Bíblia: (Mc.14.36; Rm.8.15; Gl.4.6). Paulo ao repetir a expressão "Aba Pai", utilizada primeiramente por Jesus, ele está falando sobre uma das tarefas do Espírito Santo, que é criar nos filhos de Deus a convicção da filiação que nos leva a conhecer a Deus como Pai. 

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai (Rm.8.15).

E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossas corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai (Gl.4.6).

O termo "Aba" é de origem aramaico e significa "Pai". A palavra "Pai" no grego é "Pater". A combinação da palavra aramaica "Abba" com a palavra grega "Pater", expressa grande intimidade, emoção, anelo, afeto e confiança mediante os quais o Espírito Santo nos leva a clamar a Deus e chama-lo de Pai. 

Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome (Mt.6.9). Jesus nos ensinou na oração do Pai nosso, que ao orarmos devemos chamar a Deus de nosso Pai. Aba Pai, esta palavra nos fala de intimidade, companheirismo e amizade.

Que possamos nos relacionar com Deus na intimidade de Pai para filho, tendo o seu amor paterno e o seu cuidado de Pai celestial para conosco. Amém!