segunda-feira, 27 de novembro de 2017

DEZ HOMENS EXTRAORDINÁRIOS NA BÍBLIA.

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos (Hebreus, 11.32-34).

A Bíblia é um livro extraordinário, nele nós vamos encontrar muitos fatos chocantes, exóticos e curiosos. Nenhum livro contém tantos fatos extraordinários a ponto de chamar a nossa atenção como a Bíblia. Desde o livro de Gênesis até Apocalipse, a Bíblia narra uma linda história do amor de Deus para com o homem. Alguns fatos são curiosos, tais como: Gênesis começa com a Vida, e termina com um caixão no Egito. Gênesis começa contando a história de um paraíso perdido, Apocalipse termina com um paraíso perfeito. O último livro do Antigo Testamento termina com a palavra MALDIÇÃO. O último livro do Novo Testamento termina com uma expressão de bênção: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém! (Ap.22.21).
Há muitos homens e mulheres na Bíblia que foram grandemente usados por Deus e fizeram proezas e coisas extraordinárias, entre os muitos extraordinários iremos citar apenas dez.

1. MATUSALÉM.
O homem mais velho.
E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos e morreu (Gn.5.27).

2. SANSÃO.
O homem mais forte.
Sansão, um homem de força incomum, uma força proveniente do Espírito do SENHOR.
O livro de Juízes do capítulo 13 ao 16 narra a história das sete grandes proezas de Sansão.

3. ASAEL.
O homem mais rápido.
Houve naquele dia uma terrível e sangrenta batalha; e Abner e todos os homens de Israel foram derrotados pelos soldados de Davi.
Estavam lá os três filhos de Zeruta: Joabe, Abisai e Asael. Ora, Asael era rápido na corrida como as gazelas selvagens (II Samuel, 2.17,18).

4. ABSALÃO.
O homem mais belo.
Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça, não havia nele defeito algum (II Samuel, 14.25).

5. GOLIAS.
O homem mais alto.
Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvado e um palmo (I Samuel, 17.4).
A bíblia King James atualizada nos informa que Golias media 2,95.
Saiu das fileiras dos filisteus um grande guerreiro, cujo nome era Golias, e era da cidade de Gate. Media dois metros e noventa centímetros de altura (Versão King James atualizada).

6. SALOMÃO.
O homem mais sábio.
Deus concedeu a Salomão generosa porção de sabedoria e entendimento; uma capacidade de discernimento muito além do normal, e conhecimentos tão abrangentes e profundos que não podiam ser medidos. A sabedoria divina outorgada a Salomão era maior do que a de todos os homens do Oriente, e maior do que toda a sabedoria do Egito. Salomão era mais sábio do que qualquer ser humano, mais do que o ezraíta Etã; mais sábio que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. Sua fama espalhou-se por todas as nações em redor.  
Ele criou três mil provérbios e compôs mil e cinco cânticos. Dissertou a respeito das plantas, desde o cedro do Líbano até o hissopo que brota da parede. 
De igual modo discorreu sobre os quadrúpedes, as aves, os animais que se movem rente ao chão e os peixes. Sábios de todos os povos vinham ouvir a sabedoria de Salomão; eram enviados por todos os reis da terra que haviam sido informados sobre o saber deste rei (I Reis, 4.29-34).

7. MOISÉS.
O homem mais manso.
E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra (Números, 12.3). É bom lembrar que mansidão revela um espírito quieto, não violento. Porém, ser manso não é ser covarde. Moisés quando desceu do monte com as tábuas de lei, ficou indignado ao ver o povo entregue ao pecado, e na sua ira (zelo), quebrou as tábuas da lei e mandou matar os idólatras (Êxodo, 32.19,20, 25-29).

8. DANIEL.
O homem mais amado.
No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado ... (Daniel, 9.23). Daniel foi o único homem na bíblia que teve o privilégio de ser chamado homem muito amado. Esta expressão aparece pelo menos três vezes em seu livro: (Daniel, 9.23; 10.11; 10.19). Alguns teólogos dizem que o homem que mais amou a Deus foi Davi; mas o homem que Deus mais amou foi Daniel.

9. PAULO.
O homem mais espiritual.
Paulo foi o único homem que mais se igualou a Cristo, entre os seus correligionários, abaixo de Jesus Cristo, ele sobrepujou a todos.
Paulo disse: Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo! (I Coríntios, 11.1).

10. JESUS CRISTO.
O homem perfeito.
Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem (I Tm.2.5).  
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hebreus 4:15).
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus (Hebreus 7:26).  
O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano (I Pedro 2:22).