domingo, 25 de dezembro de 2022

ATORES NA IGREJA.


Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provastes que o Senhor é benigno (I Pe.2.1-3). ARC

Portanto, livrem-se de toda maldade, de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para salvação, agora que provaram que o Senhor é bom (I Pe.2.1-3). NVI

Neste texto o apóstolo Pedro exorta a igreja a deixar ou livrar-se de todas as suas praticas negativas do passado, e, agora como nova criatura passar a desejar de todo coração o Leite espiritual (que é a Palavra), para que por meio dele cresçam para salvação, uma vez que já provaram que o Senhor é bom. Porém, o que chama a nossa atenção neste texto é a palavra "hipocrisia", que na verdade nada tem haver com um cristão verdadeiro que nasceu de novo em Cristo. 

O apóstolo cita uma série de palavras as quais são: Malícia, engano, fingimento (hipocrisia), inveja e as murmurações ou maledicências. Nada disso, deve estar presente na vida dos filhos de Deus. Muito pelo contrario, Pedro os exorta a desejarem o leite espiritual para seu crescimento e maturidade espiritual. Infelizmente, hoje muitos "cristãos" priorizam as coisas materiais em detrimento as espirituais. Em vez de ansiar por títulos, por status ou bens materiais, os cristãos devem almejar o genuíno Leite espiritual. Muitos já provaram desse Leite e têm a experiência de que o Senhor é bom. O apóstolo compara os crentes como bebês recém-nascidos. Ele diz: "Desejai como crianças recém-nascidas o leite espiritual". Da mesma maneira que os bebês choram para receber o leite materno, os cristãos também devem desejar ardentemente o Leite espiritual (que é a Palavra), o qual lhes fará crescerem na fé e se tornarem crentes maduros e mais semelhantes ao seu Senhor. 

ORIGEM DA PALAVRA "HIPÓCRITA".

Na Grécia Antiga, o teatro era sempre ao ar livre e apenas os homens podiam participar dos espetáculos, que se dividiam em dois gêneros: Comédia e tragédia. Para se apresentar, os atores deveriam vestir máscaras que, por sua vez, eram responsáveis pela caracterização da personagem, revelando, assim, seus traços psicológicos e personalidade. Cada máscara recebia um nome referente ao tipo de "persona" que caracterizava, ou seja, a personagem que o ator representava. Assim, nesta época, ao mencionar qualquer artista que exercia o ofócio de ator, os gregos empregavam a palavra "hypokrités" que simbolizava, artisticamente, a pessoa que representava, utilizando-se de várias faces, por conta do uso de máscaras diferentes.

Com o passar do tempo, como já é possível imaginar, a palavra "hipócrita" foi ganhando outros significados, até chegar, finalmente, à acepção que conhecemos atualmente: Ser hipócrita, corresponde ao ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que não são verdadeiros. Dessa forma, dá-se a entender, que quem está pretendendo ser o que não é, está "vestindo máscaras", adotando uma identidade que não é a sua própria e, por consequência, agindo como um "hypokrités".

Por inclível que pareça, estamos vendo em nossos dias pessoas disfarsadas de cristãos, se dizendo crente em Jesus, fazendo parte de uma igreja, onde na verdade a sua vida na pratica não condiz com a fé que professa. Na verdade, há muitos fariseus disfarsados de crentes no meio do povo de Deus. Em sua época, Jesus não suportando o fingimento dos escribas e fariseus os censurou dizendo: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia (Mt.23.25,27). A verdade é que, muitos crentes estão honrando a Jesus apenas de lábios, mas o coração está distante da verdadeira vida de comunhão com Ele. A igreja não precisa de atores (hipócritas), mas de verdadeiros adoradores. Em outra ocasião jesus disse para os religiosos: Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mt.15.7,8). Para os hipócritas que insistem em viverem na hipocrisia e no engano o texto sagrado diz: "O que usa de engano não ficará dentro da minha Casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos (Sl.101.7). Esse disface não vai ficar por muito tempo; mais cedo ou mais tarde, as máscaras vão cair!