quinta-feira, 9 de novembro de 2023

O Que Significa Hissopo No Salmo 51.


Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve (Sl.51.7).

O hissopo era um pequeno arbusto usado na tradicional cerimônia de purificação. O hissopo é uma planta aromática da família da menta, esta planta apresenta uma haste reta e flores brancas. A superfície pilosa de suas folhas e galhos libera um líquido agradável, esta planta era perfeita para aspersões em purificações rituais (Ex.12.21,22; Lv.14.4-6,49-52; Nm.19.6,18; Hb.9.19-22). 

O hissopo foi usado para esfregar o sangue do cordeiro nas vergas e batentes das portas das casas dos israelitas, na ocasião da saída do Egito e da primeira Páscoa (Ex.12.21,22).

Em Levítico 14 o hissopo é usado para ritual de purificação, quando uma pessoa tinha doença de pele.

Em Números 19.1-10 o hissopo era utilizado nos rituais de purificação com a novilha vermelha. O hissopo também era utilizado para purificar utensílios e pessoas que haviam tocado em cadáver (Nm.19.11-22).

Davi conhecendo os rituais de purificação através do hissopo, conclui que o seu pecado havia manchado a sua alma, e que ele precisava urgentemente ser purificado. Seu maior desejo era reconquistar a santidade por meio da purificação que vem do Senhor. Diante do Senhor, ele clama: Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve (Sl.51.7). Os rituais externos não são capazes de produzir a verdadeira purificação. Só depois de passar pelo processo de purificação interior, mediante o perdão de Deus, é que estamos verdadeiramente purificados. Na Nova Aliança, a purificação só é possível mediante o poder do sangue de Jesus. O apóstolo João nos diz: Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado (I Jo.1.7). 

SETE PEDIDOS DE DAVI NA SUA ORAÇÃO CONFESSIONAL:

1- Tem misericórdia de mim, ó Deus (1).

2- Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado (2).

3- Purifica-me com hissopo, e ficarei puro (7).

4- Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades (9).

5- Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto (10).

6- Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo (11).

7- Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário (12).

Entendemos que, a purificação com hissopo só tinha a devida eficácia se houvesse sangue. O escritor aos hebreus nos afirma, dizendo: Havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã vermelha e hissopo, e aspergiu tanto o livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão (Hb.9.19-22). Amém!