sexta-feira, 26 de abril de 2013

A LOUCURA DA CRUZ DE CRISTO.

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (I Coríntios, 1.18). 

A mensagem da cruz é a mais importante e impactante de todas as mensagens que tiveram seus registros na história da humanidade; isto porque ela nos traz uma mensagem de fé, amor e esperança. Na antiguidade, na época do apóstolo Paulo, pregar sobre o Cristo crucificado, era escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Isto porque os judeus viviam em busca de sinais e os gregos buscavam a sabedoria. A Grécia, considerada o berço da civilização ocidental tinha dificuldades em ver alguma sabedoria na palavra da cruz; isto porque eles achavam contraditórios os ensinos de Cristo, comparados com a sabedoria ensinada pelos grandes mestres gregos. Para os judeus a palavra da cruz era desprezível, considerada um escândalo, porque eles esperavam um Cristo guerreiro que os libertasse do jugo romano, porém veio o Messias, humilde e manso, com palavras brandas e amorosas e por fim morre crucificado. Na idade média muitos viam a mensagem da cruz como uma filosofia cristã e descartavam a possibilidade de haver salvação na cruz de Cristo. Nos dias atuais há diversidades de conceitos para a palavra da cruz; para uns é escândalo, para outros é loucura, para outros é uma filosofia de vida, mas para os crentes que tiveram suas vidas transformadas por intermédio da cruz de Cristo, é salvação, sabedoria e o poder de Deus.

3 RAZÕES PORQUE MUITOS CONSIDERAM A PALAVRA DA CRUZ UMA LOUCURA:

1. PORQUE  ELA FALA DE RENÚNCIA.

Jesus disse: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me (Mc.8.34).
Falar de renúncia para muitos é uma loucura, as pessoas não querem sair da sua zona de conforto, e se abster dos prazeres mundano para viver uma vida de renúncias. Muitos preferem viver ao seu bel-prazer, sem se preocupar com o futuro. Outros estão buscando viver um evangelho garapa, onde não precisa haver renúncias, o evangelho das facilidades, onde se prega e diz: Vinde como estais e ficai como vieste. Baseado numa filosofia que diz: É proibido proibir. Mas, o evangelho que não transforma, é falso e maldito. O apóstolo Paulo disse: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vos dissemos, agora de novo também vos digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema (Gl.1.8,9). Muitos querem viver um evangelho sem cruz e sem renúncia; mas Jesus disse: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me (Mt.16.24). Isso para muitos parece loucura, mas é fato.

2. PORQUE  ELA FALA DE SOFRIMENTO.

Jesus disse: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhas paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo.16.33).
Falar de calvário, de cruz e sofrimento, não atrai as pessoas, não dá ibope. Hoje em dia é mais cômodo e satisfatório ouvir os pregadores que pregam prosperidade e auto ajuda do que ouvir uma pregação genuinamente biblica. Existem muitas igrejas que estão pregando um Jesus capitalista, que só visa as coisas materiais e se esquecem das espirituais, Jesus disse: Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram). Decerto, vosso pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas. Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mt.6.31-33). Evangelho não é só flores, só bênção, só prosperidade; a palavra da cruz é caracterizada pelos sofrimentos, pelas aflições e perseguições. O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses disse: Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele (Fp.1.29). E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições (2Tm.3.12). Porém se sofrermos com Ele, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará (2Tm.2.12).

3. PORQUE  ELA FALA DE SALVAÇÃO.

Jesus disse: Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Jo.5.24).
Quando se fala de salvação muitos não acreditam, tem pessoas que dizem um antigo ditado: Quem come carne e farinha não pode morar no céu. Outras declaram, que o mundo estar perdido e que a salvação é algo impossível de se acreditar. Porém a bíblia afirma que o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm.1.16). O texto áureo da bíblia nos diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo.3.16). Para ser salvo e obter a vida eterna, é necessário ter Jesus como único Senhor e Salvador, o apóstolo João nos diz: E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e essa vida está em seu filho. Quem tem o filho tem a vida; quem não tem o filho de Deus não tem a vida (1Jo.5.11,12). Portanto, como diz o apóstolo Paulo: Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (1Co.1.18). Amém!

"A cruz de Cristo é a coisa mais revolucionária que já apareceu entre os homens". A.W. Tozer
"A mensagem da cruz é uma contracultura para uma sociedade pervertida". G. Barbosa