quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O QUE SIGNIFICA BUSCAR O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA?


Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mt.6.33).

Jesus falando sobre a ansiedade humana, Ele ensina que não devemos andar ansiosos quanto à nossa vida, pelo que havemos de comer, beber, vestir, ou pelo dia de amanhã. Jesus toma como exemplo as aves do céu e os lírios do campo. Ele diz: Olhai para aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Ele conclui dizendo: Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal. Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mt.6.25-34). 
Jesus não está querendo dizer que é errado o cristão ter os devidos cuidados e tomar providências para suprir suas necessidades futuras. Porém, o que Ele realmente reprova é a ansiedade ou a preocupação angustiosa do crente, demonstrando sua falta de fé no Pai celestial, que é Provedor de todas as coisas para o nosso bem.

O QUE É BUSCAR O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA?

Todos que seguem a Cristo verdadeiramente, são conclamados a buscar acima de tudo, o Reino de Deus e a sua justiça. O verbo "buscar" subentende estar continuamente ocupado na busca de alguma coisa, ou fazendo esforço vigoroso e diligente para obter algo. Neste particular, Cristo menciona dois objetos da nossa busca: O Reino de Deus - Sua Justiça.

REINO DE DEUS.

O Reino de Deus diz respeito a tudo que está relacionado com a soberania e o poder no mundo espiritual. Paulo escrevendo aos romanos, deixou claro que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm.14.17). Por isso devemos buscar diligentemente o poder e a soberania de Deus em nossa vida. Devemos orar para que o Reino de Deus se manifeste no poder do Espírito Santo para salvação de almas, libertação de vidas, para destruir fortalezas demoníacas, curar os enfermos e para engrandecer o nome do Senhor Jesus Cristo.

SUA JUSTIÇA.

Buscar a justiça de Deus, implica em se esforçar para vivê-la e pratica-la na nossa vida cotidiana. Com a ajuda do Espírito Santo, devemos procurar obedecer aos mandamentos de Cristo, ter a sua justiça, na qual estamos justificados por Ele pela fé, permanecer separados do mundo e demonstrar o seu amor para com todos, agindo de acordo com o padrão da justiça de Deus. Todo cristão deve submeter-se ao justo padrão da justiça de Deus e buscar vivê-la intensamente. 

Finalmente, se as nossas prioridades estiverem acima da busca pelo Reino de Deus e a sua justiça, devemos rever nossos conceitos e procurarmos priorizar em nossa vida o Reino de Deus e a sua justiça. Assim o nosso Pai celestial nos garante, que as demais coisas nos serão acrescentadas. Amém!