sexta-feira, 9 de junho de 2023

ABSALÃO - O HOMEM MAIS BELO.

 

Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça, não havia nele defeito algum. E, quando tosquiava a sua cabeça (e sucedia que no fim de cada ano a tosquiava, porquanto muito lhe pesava, e por isso a tosquiava), pesava o cabelo da sua cabeça duzentos siclos, segundo o peso real (II Sm.14.25,26). ARC

Em todo Israel não havia homem tão elogiado por sua beleza como Absalão. Da cabeça aos pés não havia nele nenhum defeito. Sempre que o cabelo lhe ficava pesado demais, ele o cortava e o pesava; eram dois quilos e quatrocentos gramas, segundo o padrão do rei (II Sm.14.25,26). NVI

A história de Absalão não é uma história bonita, ele teve uma existência marcada por inúmeros pecados. Era uma pessoa atraente, simpática e famosa, que realmente chamava a atenção. Poucas pessoas no mundo poderiam receber o tipo de descrição que dele é feita em 2 Sm. 14.25: “Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum”.

O nome Absalão tem origem no Hebraico e significa: "Pai da paz" ou "meu pai é paz". Apesar do significado do seu nome, a paz não foi algo notável em sua biografia. Nem sempre o significado do nome está relacionado à personalidade da pessoa. 

Absalão foi o terceiro filho de Davi, sua mãe foi Maaca uma mulher estrangeira filha de Talmai, rei de Gesur (II Sm.3.3). Absalão é o único homem na Bíblia que é destacado por sua beleza ímpar. A história de Absalão está resgistrada do capítulo 13 ao 18 do livro de segundo Samuel. A Bíblia registra cinco episódios que marcaram a vida de Absalão: (1) Absalão manda matar seu irmão por parte de pai, Amnom por este ter estuprado sua irmã Tamar (cap.13). (2) Absalão havendo matado Amnom fugiu para Gesur onde ficou por três anos (13.37-39). (3) Absalão retorna a Jerusalém e fica dois anos sem ver a face do rei Davi (14.21-24,28-33). (4) Absalão faz uma rebelião contra Davi para usurpar o trono (cap.15-16-17). (5) Absalão é morto de forma trágica quando furgia do exército de Davi (18.1-18).

Os três filhos de Absalão (2 Sam. 14:27) morreram antes dele, de modo que ele deixou um monumento ou uma coluna para conservar a memória do seu nome (2 Sm.18.18). Restou apenas uma filha, por nome Tamar.

Absalão tinha uma beleza física atraente, ele era elogiado por sua beleza exterior, mas por dentro esta beleza não refletia um bom caráter. Ele atraia e chamava a atenção do povo por sua beleza, mas não atraiu a atenção de Deus por suas boas ações, por ser um homem de bom caráter e atitudes que agradara ao SENHOR. Aqui nós aprendemos que, a beleza exterior de nada adianta, quando por dentro a pessoa é horrível, escura e perversa.