terça-feira, 9 de junho de 2020

O PRAZER DE ESTAR NA CASA DE DEUS.

Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade (Sl.84.10).

A Casa de Deus é o melhor lugar que existe na face da terra. Neste salmo, o poeta usa figura de linguagem para expressar o seu prazer de estar na Casa de Deus. Ele expressa: Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua Casa; louvar-te-ão continuamente (vers.1-4).
O poeta continua falando sobre a importância de estar na Casa de Deus, ao dizer que, vale mais um dia nos átrios do SENHOR do que mil em outra parte. Muitas vezes, nós não valorizamos a Casa de Deus como deveríamos, só quando ficamos privados deste privilégio de estarmos na Casa do SENHOR, passamos a valorizar.

O QUE DEVEMOS FAZER NA CASA DO SENHOR?

- ADORAR.
Adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade ... (Sl.96.9).

- REVERENCIAR.
Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam (Sl.89.7).

- GLORIFICAR.
... E no seu templo cada um diz: Glória! (Sl.29.9).

- CANTAR.
Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a Ele com canto (Sl.100.2).

- LOUVAR.
Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome (Sl.100.4).

- PREGAR.
Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, SENHOR, tu o sabes (Sl.40.9).

- APRENDER.
Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei; que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para comtemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo (Sl.27.4).

- OFERTAR.
Lembre-se de todas as tuas ofertas e aceite os teus holocausto (Sl.20.3).

- DIZIMAR.
Trazei todos os dízimos à Casa do tesouro, para que haja mantimento na minha Casa (Ml.3.10).

CONCLUSÃO:
Que possamos seguir o exemplo do poeta deste salmo, que anelava ardentemente pelos átrios do SENHOR . A Casa de Deus não deve ser um lugar de negócios, nem apenas um lugar de passatempo, mas, um lugar especial onde podemos adorar a Deus, aprender e contemplar a formosura do SENHOR. Amém!