quarta-feira, 26 de abril de 2023

OS ESPELHOS DAS MULHERES.

Fez a bacia de bronze e a sua base com os espelhos das mulheres que serviam à entrada da tenda do Encontro (Ex.38.8). NVI

Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se ajuntavam, ajuntando-se à porta da tenda da congregação (Ex.38.8). ARC

Esses espelhos de bronze eram especiais para as mulheres hebréias, elas constumavam leva-los sempre, porque era um objeto que fazia parte da sua vaidade e elevava sua autoestima.

Como cada pessoa recebeu sua tarefa de projetar os utensílios para o tabernáculo, lemos em Êxodo 38:8 sobre um grupo especial de mulheres que serviam como se fossem recepcionistas em frente da tenda do Encontro. O que na verdade, o texto bíblico não especifica qual era a atividade que essas mulheres exerciam em frente da tenda da Congregação.

As mulheres hebréias poderiam estar seguindo o costume das mulheres egípcias que carregavam espelhos com elas quando iam para seus respectivos templos de adoração. Ter a capacidade de olhar para si mesmo a qualquer momento, era um previlégio e costume das mulheres egípcias, que possivelmente foi também aderido pelas mulheres hebréias.

Abandonar seus espelhos poderia ter sido uma oferta voluntária dessas mulheres por devoção ao Senhor para significar desistir de seu desejo de olhar para si mesmas e, em vez disso, agora olhar para seu Libertador. Ou depois de receberem os mandamentos de Deus, perceberam que não precisavam mais imitar as mulheres egípcias. Elas faziam parte do povo de Deus e não mais em uma terra de ídolos. Deixar os costumes do Egito é sempre bom, isto é, renunciar tudo aquilo que alimenta o nosso ego e nos afasta da verdadeira devoção e adoração a Deus.

Não queremos dizer com isso que é errado as mulheres usarem espelhos, isto é normal tanto para as mulheres quanto para os homens, afinal de contas, ai de nós se não existissem espelhos. Você já se olhou no espelho hoje?