sábado, 19 de março de 2022

" TETAGMENOI " Como entender Atos 13.48?


E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna (At.13.48). ARC.

Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna (At.13.48). NVI.

O escritor Lucas utiliza uma expressão grega "tetagmenoi", do verbo "tasso" que significa ordenado ou designado. Alguns estudiosos do grego afirmam que "tetagmenoi" também pode significar algo como "ser disposto" ou "alinhado" para a vida eterna. 

Donald C. Stamps comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal comenta: Alguns entendem que este versículo ensina a predestinação arbitrária. Entretanto, nem o contexto nem a palavra traduzida "ordenados" (gr. tetagmenoi, do verbo tasso, justifica essa interpretação). (1) O versículo 46 enfatiza explicitamente a responsabilidade humana na aceitação ou rejeição da vida eterna. A melhor interpretação de "tetagmenoi", portanto, é "estavam dispostos". ... e creram todos quantos estavam dispostos para a vida eterna. Esta interpretação concorda totalmente com as afirmações de I Tm.2.4; Tt.2.11; II Pe.3.9. (2) Além disso, segundo a teologia de Paulo em romanos 11.20-22, ninguém é incondicionalmente destinado à vida eterna. (Comentário extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1662, nota de rodapé).

Minha conclusão sobre o tema é que, para Deus a salvação abrange todos os homens, cabe a cada pessoa decidir se aceita ou rejeita a graça salvadora de Deus Pai, por intermédio de Jesus Cristo nosso Salvador.