quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

A NATUREZA DA IGREJA.


A palavra ekklesia (igreja), literalmente, refere-se à reunião de um povo, por convocação (gr.ekkateo). Uma convocação dos que foram chamados para fora de um sistema pecaminoso para serem exclusivos servidores e adoradores do Deus vivo e verdadeiro. A palavra igreja pode referir-se a uma igreja local (Mt.18.17; At.15.4) ou à igreja no sentido universal (Mt.16.18; At.20.28; Ef.2.21,22). Evidentemente há muitas características que mostram o que é uma verdadeira igreja.

SETE DEFINIÇÕES QUE CARACTERIZAM A NATUREZA DA IGREJA:

(1) A IGREJA É O POVO DE DEUS.

A igreja é apresentada como o povo de Deus (I Co.1.2; 10.32; I Pe.2.-10), o agrupamento de crentes redimidos como fruto da morte de Cristo (I Pe.1.18,19). É um povo peregrino que já não pertence a esta terra (Hb.13.12-14). A igreja é o povo de Deus que foi chamado para deixar o mundo e ingressar no Reino de Deus. A separação do mundo é parte inerente da natureza da verdadeira igreja de Cristo.

(2) A IGREJA É O TEMPLO DE DEUS.

A igreja como templo de Deus é o lugar onde se manifesta a glória de Deus. Os crentes como templo de Deus é a morada do Espírito Santo (I Co.3.16; II Co.6.14; 7.1; Ef.2.11-22; I Pe.2.4-10). Este fato, no tocante à igreja requer dela separação da iniquidade e da imoralidade.

(3) A IGREJA É O CORPO DE CRISTO.

A igreja é o corpo de Cristo. Sendo Cristo a cabeça do corpo, é Ele quem cuida e dirige a igreja, a qual lhe pertence. Esta ideia que alguém diz que a igreja é cabeça e não calda, está totalmente equivocada; à luz da Bíblia a igreja não é cabeça nem calda, ela é o corpo de Cristo. A igreja como corpo de Cristo (I Co.6.15,16; 10.16,17; 12.12-27). A Cabeça do corpo é Cristo (Cl.1.18; Ef.1.22; 4.15; 5.23). 

(4) A IGREJA É UMA COMUNHÃO (gr. koinonia).

A igreja verdadeira vive uma comunhão espiritual entre os crentes. Esta comunhão deve ser uma demonstração visível do mútuo amor e cuidado entre os irmãos (Jo.13.34,34). O apóstolo João expressou esta verdade quando disse: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado (I Jo.1.7). "Comunhão" (gr. koinonia) literalmente significa "ter em comum", e envolve compartilhar e participar. Os cristãos têm tal comunhão porque têm a fé cristã em comum (Tt.1.3; Jd.3), a graça de Deus em Cristo em comum (Fp.1.7; I Co.1.9), a presença neles do Espírito em comum (Jo.20.22; Rm.8.9,11), os dons do Espírito em comum (Rm15.27) e um inimigo em comum (I Pe.5.8). Não pode haver nenhuma comunhão verdadeira com aqueles que rejeitam os ensinos da Palavra de Deus.

(5) A IGREJA É UM MINISTÉRIO (gr. diakonia).

Como ministério a igreja ministra prestando serviço através dos dons (gr. charismata), que é outorgado pelo Espírito Santo, conforme Ele distribui com cada crente em particular (Rm.12.6; I Co.1.7; 12.4-11,20-31; Ef.4.11). Assim sendo a igreja é composta por crentes dotados de dons para servirem uns aos outros, tendo como base principal a Palavra de Deus.

(6) A IGREJA É UM EXÉRCITO.

A igreja é um exército engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do Espírito (Ef.6.17). Paulo enfatiza esta verdade quando escreve ao seu filho Timóteo: Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente (II Tm.2.3-5). Este combate é espiritual, contra Satanás e o pecado. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas (II Co.10.4). O Espírito que está na igreja a enche e a capacita como guerreiro habilitado manejando bem a Palavra de Deus, libertando as pessoas do domínio de Satanás e anulando todos os poderes das trevas (At.26.18; Hb.4.12; Ef.6.17; II Co.10.4-6). Este exército luta contra um inimigo real, mas que é invisível. O General do exército da igreja é Cristo, que nunca perdeu batalha contra Satanás.

(7) A IGREJA É COLUNA E FUNDAMENTO DA VERDADE.

Esta afirmativa está escrito em I Timóteo 3.15. A igreja como coluna e fundamento da verdade, deve sustentar a verdade revelada por Cristo e pelos apóstolos, e conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres (Fp.1.17). A igreja como coluna e fundamento da verdade, não compactua com a mentira nem faz aliança com os falsificadores da verdade. Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade (II Co.13.8). A igreja é coluna e fundamento da verdade do começo ao fim. Amém! 

(Estudo adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal)