quarta-feira, 18 de outubro de 2023

DESLEALDADE - Uma Ruína Para Muitos.


A lealdade é uma das qualidades mais admiráveis que alguém pode ter. A lealdade está em falta na nossa sociedade pós-moderna e hedonista onde tudo o que importa é o próprio prazer. Afirmam que isso é liberdade. São amantes de si mesmos que abandonaram um princípio muito importante no caráter humano.

Parece que ser desleal virou moda, muitos querem levar vantagem com suas atitudes desleais, preferindo antes ser infiel do que fiel. Nos tempos antigos, um guerreiro dava a vida pelo reino em nome de sua honra. Hoje a deslealdade prevalece como a atitude mais esperta. Mas, para nós cristãos, a lealdade deve continuar  sendo um princípio indispensável para uma sociedade mais saudável e uma vida melhor.

A lealdade deve ser essencial nas nossas relações familiares, pessoal, profissional e até mesmo no âmbito ministerial, com os nossos correligionários e irmãos em Cristo. A lealdade é o valor moral que nos garante segurança, confiança, amparo e paz.

Em uma sociedade onde o princípio de lealdade é observado, todos se sentem seguros, não existe medo de traição ou abandono porque a fidelidade sobressai. Na família, onde o princípio da lealdade é praticado, os filhos confiam que sempre terão cuidado e amparo, não se sentem inseguros com a possibilidade de ofensas ou graves conflitos. A casa está bem firme na lealdade de cada membro, protegidos de fortes tempestades.

Na Bíblia encontramos duas histórias impressionantes de lealdade que nos servem como exemplo. A primeira é a amizade improvável entre Davi e Jônatas. Graças à lealdade de Jônatas, Davi escapou da morte diversas vezes. O leal amigo de Davi arriscava sua vida e a relação com seu pai para protegê-lo. Jônatas não se importava com as consequências que poderiam lhe atingir, afinal ele tinha feito uma aliança de camaradagem e tinha coragem para mantê-la até o final.

A segunda história é a comovente relação entre sogra e nora: Noemi e Rute. A jovem viúva Rute demonstrou um caráter leal e altruísta ao escolher cuidar de sua sogra, ao invés de garantir um recomeço e seu próprio futuro. Ao manter sua lealdade a Noemi e ao Deus que sua sogra servia, o Senhor lhe recompensou provendo uma família e sustento para ambas.

No entanto, a deslealdade tem causado muitas ruínas nas famílias, nas amizades, nas  relações profissionais e diplomática entre governos. Onde a lealdade não é cultivada, a infidelidade e a traição prevalecem. Como nossa sociedade seria melhor e mais justa se a lealdade fosse observada. A falta de compromisso leal tem causado muitas aflições e dores nas pessoas.

Infelizmente, a DESLEALDADE prevalece, sobre um pai que abandona a família, o amigo que defrauda, o colega de trabalho que engana, os homens de negócio que querem tirar vantagem indevida, as nações que quebram acordos diplomáticos, acabando com a paz, entre os irmãos que vivem em desunião nas igrejas, fingindo ser amigo, sendo na verdade desleal.

Finalmente, a lealdade é uma das qualidades mais admiráveis que alguém pode ter. É um compromisso de se desprender de si mesmo pelo bem-estar do outro. Lealdade é continuar sendo bom com aqueles que te maltratam, é honrar um voto mesmo que isso signifique sair prejudicado. Ser leal é ser fiel não importando as consequências, preferindo a honra e o respeito. É manter um compromisso até o fim.

Seja fiel a Deus, a sua família e com as pessoas da sua convivência de modo geral. Isto é honroso é ser um bom caráter, é ter Deus na vida. 

Texto adaptado do site Gospel Prime.