segunda-feira, 18 de novembro de 2019

REFLEXÃO SOBRE O DESERTO.

E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não (Dt.8.2).

O povo precisava aprender algumas lições no deserto. O povo precisava conhecer o Deus ao qual eles estavam servindo. Deus estava no meio do povo através da coluna de nuvem que os guiava a caminho da terra prometida. O povo precisava passar pelo deserto para esquecer o Egito. Porque o povo saiu do Egito, mas o Egito não saiu do povo.
Entre o Egito e Canaã estava o Deserto. Para chegar na terra prometida era necessário passar pelo Deserto. Só depois de atravessar o Deserto podemos desfrutar as bênçãos de Deus. Deserto não é lugar de morada, deserto é apenas um lugar de passagem. Só depois que passarmos pelo deserto, seremos aprovados e receberemos a vitória.

Deserto, um lugar inóspito onde muitos não querem estar, mas que se faz necessário passar por ele. Um dia você passará pelo deserto.

Deserto, lugar de provação onde tudo é difícil. Estando no deserto vem a angustia, o medo, a necessidade, a solidão, a expectativa, as frustrações, os sonhos não realizados e a vontade de desistir. Quando estamos no monte de Deus, em lugar de destaque, temos muitos amigos. Mas, quando estamos no deserto, lugar de provação, somos abandonados e ficamos só. Porém, Deus não nos deixa, Ele está com você e vai fazer do seu deserto uma fonte de bênçãos.

O cristão que nunca passou no deserto não tem experiência de vida com Deus, nem tem história. Os grandes homens e mulheres de Deus que deixaram suas marcas na história, passaram pelo deserto. Homens que passaram no deserto: Jó, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Josué, Calebe, Gideão, Samuel, Davi, Elias, Eliseu, os profetas, João Batista, Jesus Cristo, Paulo.
Jesus Cristo, antes de iniciar o seu ministério, esteve no deserto e lá Ele venceu Satanás. Assim como Espírito conduziu Jesus ao deserto para ser vitorioso, do mesmo modo nós venceremos no deserto, pelo poder do Espírito Santo.

DEZ LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO DESERTO:

1- Lugar de Dependência onde o nosso único recurso está em Deus.
2- Lugar Extenso onde parece não ter fim, mas bom para aprendizado e preparação.
3- Lugar de Solidão que nos faz ficar íntimos de Deus.
4- Lugar de Experiências profunda com Deus.
5- Lugar de Renúncias onde nosso ego é desfeito.
6- Lugar de Total dependência de Deus.
7- Lugar Oposto a nossa vontade, onde não há aplausos, onde ninguém nos ver.
8- Lugar de aprendizado onde o Espírito Santo é o nosso Mestre.
9- Lugar onde o nosso caráter é mudado.
10- Lugar onde a provação nos faz maduros na fé.

* Mas também aprendemos que deserto é sinônimo de provisão e milagre.

Se você estar na noite da solidão, no vale da humilhação ou no deserto da provação, tenha certeza que você não estar só, Deus estar contigo para te fazer vencedor.

* Deus te leva para o deserto, para depois te exaltar no monte*