sábado, 5 de março de 2022

Oração - Unção - Autoridade.


Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, às três horas (At.3.1).

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda (At.3.6).

Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus (At.4.13).

Os apóstolos eram homens de oração.

Os apóstolos eram homens que viviam sob a unção do Espírito.

Os apóstolos eram homens que tinham autoridade espiritual.

Os apóstolos eram homens que andavam com Jesus. 

ORAÇÃO.

A oração é uma arma poderosa no combate do mundo espiritual. Paulo sabia da importância da oração e por isso pedia oração aos irmãos. Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus (Rm.15.30). Quando oramos estamos combatendo contra o mal e avançando no território do inimigo. A grande investida de Satanás e fazer com que os crentes fiquem ocupando seu tempo nos entretenimentos e deixem de viver uma vida de oração. A oração deve ser uma pratica constante e não esporádica. A nossa luta no mundo espiritual não cessa, por isso devemos orar sempre. Paulo escrevendo aos irmãos de Eféso diz: Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança... (Ef.6.18). Portanto, orar é necessário. 

UNÇÃO.

Unção é um poder, uma autoridade divina concedida para realizar a obra de Deus e fazer proezas em nome do Senhor. Esta unção no Antigo Testamento era concedida aos sacerdotes, profetas, reis e juízes. Na nova Aliança esta unção está relacionada a operação do Espírito Santo na vida dos crentes. O apóstolo João escrevendo aos cristãos do primeiro século disse: E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele fica em vós ... (I João, 2.20,27).
A unção capacita o crente e o reveste de uma autoridade espiritual para realizar a obra de Deus. Jesus disse aos seus discípulos: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos.1.8). 
Jesus foi o homem mais ungido que já pisou aqui nesta terra. O apóstolo Pedro nos atesta dizendo: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (Atos.10.38). Alguém ensina que há várias unção, isto é modismo, a unção que vem do Espírito só é uma, e esta é suficiente. 

AUTORIDADE.

Autoridade é um poder delegado que alguém possui afim de exercê-lo no seu ofício que lhe foi confiado. O poder real emana de Deus, os demais exercem um poder delegado que lhes são concedido pela Autoridade Suprema. Paulo diz: Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas (Rm.13.1). No mundo espiritual, Jesus diz: Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano (Lc.10.19). Um detalhe: Só tem autoridade quem obedece a Autoridade. Ter autoridade não significa gritar e exigir respeito, quem tem autoridade é reconhecido por sua integridade moral, pelo seu caráter de servo de Deus. Portanto, exerça sua autoridade sendo exemplo de vida para todos.