segunda-feira, 2 de outubro de 2023

MISSÕES TRANSCULTURAIS.


Missões transculturais significa deixar a nossa cultura, o nosso povo, a nossa nação para transitar em uma outra cultura, com o objetivo de anunciar o evangelho de Jesus Cristo a um povo de línguas, valores, costumes e crenças diferentes. A Missão Transcultural é uma obra de relacionamento, num primeiro momento, com o desconhecido. Isso requer empatia, boa vontade e muito amor de Deus derramado no coração do missionário. Só é possível fazer missões transculturais cheio do Espírito Santo e com o amor de Deus derramado no coração.

MISSÃO.

A palavra “MISSÃO” vem do verbo latim Mito, que significa ENVIAR. Esta palavra no grego é APOSTELLO, de onde se deriva a palavra APÓSTOLO, que tem o mesmo significado em sua essência. No entanto, este termo “MISSÃO/MISSÕES” só chamou a atenção da igreja Cristã a partir do século XVI período este quando a reforma protestante começou a investir na obra da evangelização mundial. 

O QUE É MISSÃO?

Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar, tarefa que deve ser feita por alguém por mando de outra pessoa.

Missão também é um conjunto de pessoas que recebem um encargo a cumprir (missão diplomática, missão científica, missão empresarial, missão cultural etc.).

Para os cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja. O missionário é aquele que tem a missão de divulgar a fé através da pregação do Evangelho de Cristo. O missionário tem a incumbência de pregar a Palavra de Deus e levar sua crença religiosa para diversos lugares, espalhando a palavra do Senhor.

Entre os sinônimos da palavra missão estão: encargo, incumbência, tarefa, compromisso, obrigação, delegação e representação.

TRANSCULTURAL.

A palavra "transcultural" traz a ideia de um missionário transpor as barreiras da cultura de um povo, ou civilização, para apresentar o amor de Deus através da mensagem do Evangelho de Cristo.

TRANS.

No significado etimológico, o prefixo trans é oriundo do latim, significa “além de”, “para além de”, “o outro lado” ou “o lado oposto”. Também pode indicar travessia, deslocamento ou mudança de uma condição para outra.

CULTURA.

A palavra cultura surgiu a partir do latim "colere", que tinha diversas traduções, algumas delas sendo: Habitar, cultivar, proteger e honrar com veneração. Desta maneira, o termo “cultura” também se tornou múltiplo e de difícil esgotamento conceitual. 

Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.

Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

PAULO, UM MISSIONÁRIO TRANSCULTURAL.

Que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo. Porque não ousaria dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para obediência dos gentios, por palavras ou por obras; pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até Iliríco, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo. Mas, agora, vou a Jerusalém para ministrar aos santos. Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá passando por vós, irei à Espanha (Romanos. 15.16,18,19,25,28).

Paulo, o apóstolo dos gentios, foi um grande desbravador na obra missionária, um vibrante ganhador de almas, apaixonado por missões. Paulo deixa claro aos crentes de Roma que, o seu propósito era visitá-los e seguir para Espanha. Entretanto, ele sente que suas atividades missionárias nas regiões da Grécia, Macedônia e Ásia Menor, foram completadas. Ele dera início a tarefa evangelística conforme ele mesmo menciona: Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até Iliríco, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo (15.19). Ele já podia confiar a obra a outros obreiros, a fim de cumprir o desígnio de seu ministério apostólico. Quando partir para Espanha (15.24). Esta expressão revela a sua cosmovisão missionária. A Espanha agora era sua meta, e, para tal, passaria antes por Roma. Nesta epístola Paulo expressa a sua vontade de visitar a igreja de Roma. Esta visita era algo planejado, o seu alvo era estabelecer um ponto de apoio para seu empreendimento missionário. Para isso, Paulo usa esse espaço de sua epístola para informar aos crentes de Roma das diretrizes tomadas para esta viagem missionária. A igreja de Roma, que não tinha Paulo como seu fundador, teria a oportunidade de apoiar e enviar, aquele que foi, sem dúvidas, o maior missionário da história do cristianismo.

A NECESSIDADE DO PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO.

1. DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

Paulo deixa transparecer que, o seu ministério é direcionado pelo Espírito Santo. Ele afirma: Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até Iliríco, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo (Rm.15.19). Paulo não era um aventureiro em busca de glória humana. Sua vida foi marcada pela entrega total aos outros, afim de leva-los à Cristo. Hoje, muitos querem usar o título de missionário para atrair a atenção do povo para si e se alto promoverem na obra de Deus e em outros seguimentos. Muitos estão abrindo trabalhos missionários para competir, sem visão do Reino de Deus. Porém, é preciso ter convicção e direção do Espírito, caso contrário, será um fracasso.

2. ESTABELECER BASES.

Um dos princípios básicos da implantação de um projeto evangelístico é feito primeiramente com o estabelecimento de uma base missionária, um ponto de apoio. Paulo sabia que que o seu projeto só teria sucesso se a igreja de Roma se tornasse um ponto de apoio para o seu ministério. "Quando partir para a Espanha, irei ter convosco; pois espero que, de passagem, vos verei e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia" (Rm.15.24). Esta expressão, seja encaminhado por vós, significa dizer: Ajuda na jornada, com alimentos, recursos financeiros e meios de viagens. Não se faz missão sem esse tipo de apoio.

3. COBERTURA ESPIRITUAL.

O apóstolo Paulo, ao contrário de muitos que se aventuram na obra missionária, sabia da necessidade de uma "cobertura espiritual". Paulo dizia: "E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus" (Rm.15.30). Paulo via com muita seriedade a obra missionária e por isso rogou que os irmãos lutassem em oração com ele. Missões envolvem muitos conflitos espirituais e muitas lágrimas. Todavia, missões também são marcadas por satisfação espiritual e alegria. Diz o salmo 126. 5,6: Os que semeiam em lágrimas colherão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvidas, com alegria trazendo consigo os seus molhos.

PAULO NA MACEDÔNIA.

E Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos! (Atos, 16.9).

Nessa passagem, o Espírito Santo muda a estratégia missionária de Paulo. Paulo experimentou certa frustração, o Espírito Santo o proibiu de pregar na costa oeste da Ásia menor; de modo que o apóstolo e seus companheiros passaram pela região da Frígia e Galácia, onde possivelmente evangelizaram a população local (Atos, 16.6). Rumaram para Mísia, mas o Espírito de Jesus não permitiu que seguissem até Bitinia. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade (Atos, 16.7,8).

Até aqui, o Espírito Santo os havia impedido de pregar, mas agora mostra com clareza para onde haviam de ir. Em Trôade, Paulo recebeu uma direção através de uma visão, na qual Paulo viu um varão da Macedônia que o chamava para ir à Macedônia ajudá-los (Atos, 16.9). Paulo não resistiu ao chamado, mas entendeu que o Espírito Santo estava lhe direcionando para uma grande obra de evangelização na região da Macedônia.

TRÊS REQUISITOS PARA MISSÕES:

VISÃO.

A visão é um requisito necessário para que um missionário seja bem sucedido na obra de evangelização. Esta visão não pode ser humana, ela é espiritual e vem de Deus. Muitas vezes precisamos deixar o Espírito agir e falar por nós. A direção do Espírito Santo é indispensável na obra de missões. Muitos seguem a sua própria visão e direção, o resultado é frustração, fracasso e decepção.

OBEDIÊNCIA.

Obedecer a direção do Espírito Santo é uma questão de fé. Muitas vezes nos parece algo contraditório seguir as orientações do Espírito. A princípio Paulo não entendeu o porque do Espírito Santo lhe impedir que ele pregasse em determinadas regiões, todavia ele obedeceu e procurou seguir as orientações do Espírito. A obediência é fundamental na obra de missão, quem desobedece a direção de Deus e busca seus próprios interesses, está fadado ao fracasso. 

DISPOSIÇÃO.

A disposição do missionário é que faz a diferença. Esta disposição implica em ter coragem e fé para enfrentar os obstáculos que sempre irão existir no campo missionário. É preciso entender que, toda a porta que Deus abre sempre vai aparecer os adversários da obra. Paulo teve coragem e determinação diante das adversidades, ele é um exemplo a ser seguido por todos os missionários da era moderna.

BARREIRAS E DESAFIOS NAS MISSÕES TRANSCULTURAIS.

O missionário deve está preparado para enfrentar os desafios e as barreiras complexas que irá enfrentar no campo de missões. As barreiras são diversas na evangelização do mundo e a igreja precisa conhecê-las e preparar-se para realizar sua nobre tarefa. 

Vejamos algumas barreiras: 

(1) Barreiras geográficas: Nações longínquas, fronteiras com outras nações e distâncias distritais. 

(2) Barreias climáticas: Países de clima bastante frio, outros quentes demais, outros com clima temperado. 

(3) Barreias culturais: Hábitos, costumes, valores e modos diferentes. 

(4) Barreiras econômicas: Diferenças de moedas, comércio e negócios financeiros. 

(5) Barreiras linguísticas: As línguas nativas e os dialetos. 

(6) Barreiras religiosas: Sincretismo religioso, Fanatismo religioso, ateísmo, Islamismo etc. 

Todas estas barreiras os apóstolos enfrentaram. Mas, na força do Espírito Santo, a igreja do primeiro século saiu de Jerusalém e alcançou os confins da terra da sua época. Esse mesmo Espírito está com a igreja do presente século ajudando-a romper todas as barreiras e desafios que se opõe a nobre missão de proclamar o Evangelho de Cristo. 

CONCLUSÃO:

Muitos querem fazer de missões uma aventura, outros querem fazer turismo, porém, os verdadeiros missionários estão em busca das almas perdidas, afim de resgatá-las para Cristo. 

A igreja de Cristo, precisa ter uma cosmovisão missionária, uma visão do Reino de Deus em sua totalidade. Esta visão deve ser abrangente e amorosa para com todos os povos, tribos, línguas e nações. Amém!