segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

O QUE É SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?


E não vos embriagues com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef.5.18). ARC

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito (Ef.5.18), NVI

E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito (Ef.5.18). BKJ

Paulo recomenda aos cristãos da igreja em Éfeso que não se embriaguem com vinho, porque este vai lhes dominar e levá-los a contenda, a libertinagem e a devassidão. Assim como a embriaguez domina uma pessoa e altera suas atitudes, o Espírito Santo transforma o comportamento de uma pessoa quando Ele passa a habitar em sua vida. Estar cheio do Espírito Santo deve ser algo contínuo e não apenas momentâneo. Então, concluímos que: Ser cheio do Espírito Santo não é simplesmente falar línguas estranhas. Ser cheio do Espírito Santo vai muito além da manifestação dos dons espirituais. Ser cheio do Espírito Santo implica em viver dominado pelo Espírito e totalmente dependente da direção de Deus. 

Ser cheio do Espírito Santo não é pular nem rodopiar no meio do povo.

Ser cheio do Espírito Santo não é sentir arrepios e dizer que Jesus está na casa.

Ser cheio do Espírito Santo não é profetizar movido pela emoção.

Ser cheio do Espírito Santo não significa ser batizado no Espírito Santo com evidência de línguas estranhas. Um crente pode ser cheio do Espírito Santo sem nunca ter falado línguas estranhas. Ser cheio do Espírito Santo, implica em ter o Espírito Santo e manifestar o fruto do Espírito em sua vida diária. Ser cheio do Espírito Santo é viver numa dinâmica espiritual poderosa, a ponto de impactar e influenciar as pessoas que lhes cercam. Ser cheio do Espírito Santo é se esvaziar totalmente das coisas mundanas e se deixar encher pelo Espírito.

UM CRENTE SÓ PODE SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO SE FOR BATIZADO?

Há uma diferença em ter o Espírito Santo e ser cheio do Espírito Santo. Temos exemplos na Bíblia de várias pessoas que eram cheias do Espírito Santo, sem serem batizadas com evidência de línguas estranhas.

Exemplos:

Isabel - 

E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo (Lc.1.41).

Zacarias -

E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo e profetizou ... (Lc.1.67).

João Batista -

... Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe (Lc.1.15).

Apolo -

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisa do Senhor, conhecendo somente o batismo de João (At.18.24,25).

Barnabé -

Ele era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor (At.11.24).

Que possamos viver esta experiência de sermos cheios do Espírito Santo em nossas vidas e desfrutarmos de toda a plenitude do Espírito. Amém!