quinta-feira, 2 de março de 2023

CUMPRINDO COM ALEGRIA O MINISTÉRIO.


Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus (At.20.24).

Paulo declara para os presbíteros da igreja em Éfeso, que a sua vida não tem valor algum, se ele não a entregar ao serviço do Senhor. Para Paulo, a vida e o serviço para Cristo são representados como uma carreira ou corrida que se deve correr com absoluta fidelidade ao seu Senhor (II Tm.4.7). Paulo não se importava com as adversidades e tribulações que viriam sobre ele, mas estava pronto a obedecer ao Espírito Santo. O mais importante para Paulo não era o seu conforto pessoal. Seu objetivo maior era completar a tarefa da qual Deus o havia incumbido e testemunhar o evangelho da graça de Deus. Cumprir o ministério com alegria, não isentou Paulo de muitas tribulações, sofrimentos e lágrimas. Paulo, em muitas ocasiões, menciona que serviu ao Senhor com "lágrimas" (At.20.19,31; II Co.2.4; Fp.3.18). As lágrimas não são resultados de fraquezas, pelo contrário, elas revelam o amor e abenegação de Paulo pela obra do Senhor. O discurso de Paulo aos presbíteros de Éfeso, não foi um desabafo, nem um discurso de um homem fracassado, mas foi um relato resumido do seu ministério, o qual ele estava cumprindo com alegria. Cumprir o ministério com alegria, enfrentando muitas tribulações e derramando lágrimas talvez não seja o modelo ideal para muitos obreiros na atualidade. 

Hoje muitos "obreiros" querem status, posição, títulos, uma boa conta bancária e muito conforto pessoal. Mas para Paulo, nada disso importava, o seu ministério tinha muito mais valor, o que ele queria era cumprir com alegria a sua carreira e o ministério que recebeu do Senhor Jesus. Exortando o obreiro Timóteo, Paulo diz: Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (II Tm.4.5). No final do seu ministério, já próximo da sua morte, ele diz: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (II Tm.4.8). Muitos pensam que ministério é ser visto, quando na verdade é serviço. Infelizmente, muitos começam o seu ministério e não terminam, muitos fracassam, desistem e não conseguem cumprir a sua carreira ministerial. Todavia, a voz do Espírito de Deus continua a ecoar: "Cumpri Com Alegria Teu Ministério! Amém!