quarta-feira, 1 de março de 2017

LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR NA TUA MOCIDADE.

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento (Eclesiastes, 12.1).

A época da nossa juventude é uma época de muitas emoções, geralmente nesta fase da nossa vida não paramos para pensar em muitas coisas; vivemos quase sem refletir e não nos preocupamos com o futuro.
Geralmente, as pessoas vão se tornando mais racionais e reflexivas quando vão amadurecendo na idade.
Lembrar de Deus no sentido de servi-lo e um assunto que fica em segundo plano para muitos jovens, eles preferem primeiro curtir a vida, buscar sua auto satisfação e realizações, para depois pensarem nesta possibilidade.
O conselho maravilhoso e pertinente do sábio Salomão, "LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR NOS DIAS DA TUA MOCIDADE", vem sendo desprezado por muitos jovens desta geração atual. Infelizmente, as estatísticas apontam que, a geração atual de jovens estão se tornando cada vez mais céticas, incrédulas e descrentes de Deus. Todavia, a voz do Espírito Santo continua ecoando para esta geração de jovens, dizendo: "LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR NOS DIAS DA TUA MOCIDADE".

TRÊS URGÊNCIAS DA BREVIDADE DA VIDA:

O pregador usa uma linguagem metafórica para descrever algumas verdades sobre a velhice e a iminente morte. A repetição da expressão "antes" da a ideia que o final está chegando, e que o dia da morte se aproxima.

* ANTES QUE VENHAM OS DIAS DA VELHICE.
Antes que cheguem os dias difíceis e se aproximem os dias da velhice em que dirás: Não tenho mais satisfação em meus dias! (Ec.12.1b)

* ANTES QUE FALTE O VIGOR.
Antes que a luz do sol, da lua e das estrelas percam o brilho aos teus olhos... (Vers.2). Continuando a leitura até o final do versículo 5, vamos perceber em uma linguagem metafórica que todos os órgãos humano e suas articulações vão perdendo o vigor e o seu funcionamento.
 
* ANTES QUE A IMINENTE MORTE CHEGUE.
Antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço; o pó retorne à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o concedeu (Ec.12.6,7).

TRÊS RAZÕES PELAS QUAIS DEVEMOS LEMBRAR DO NOSSO CRIADOR:

Temos muitas razões para nos lembrarmos do nosso Criador; entre as muitas razões, iremos destacar apenas três.

* ELE É O NOSSO DEUS.
Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei (Sl. 81.10).
Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; Ele será nosso guia até à morte (Salmos, 48.14).

* ELE É O NOSSO SENHOR.
Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador (Isaías, 43.11).

* ELE É O NOSSO SALVADOR.
Olhai para mim, e seres salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro (Is.45.22).
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos, 4.12).

CONCLUSÃO:
A juventude passa, o vigor acaba e chega a velhice; a morte vem chegando, e o tempo para lembrar do Criador são "os dias da tua mocidade", enquanto ainda existe vigor e entusiasmo. 
Lembrar do Criador, é lembrar de Deus; e lembrar de Deus é ama-lo, é obedece-lo, é servi-lo e andar no temor da sua palavra. Ao ponto que, esquecer de Deus, se constitui uma tragédia; esquecer de Deus é não lhe dar honra, é não lhe dar glória, é tentar apaga-lo da memória, é descarta-lo e não coloca-lo na agenda, é viver totalmente alienado Dele. Assim está escrito: Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as gentes que se esquecem de Deus (Salmos, 9.17).