sexta-feira, 23 de julho de 2021

CUIDADO COM AS VÃS FILOSOFIAS E SUTILEZAS.

Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo (Cl.2.8).

Paulo adverte aos cristãos da cidade de Colosso quanto aos ataques dos falsos mestres, que tentam argumentar por meio de filosofias e vãs sutilezas, a justificar a sua crença segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo. Paulo nos adverte a vigiar contra todas as filosofias, religiões e tradições que destacam a importância do homem à parte de Deus e de sua revelação escrita. Hoje, uma das maiores ameaças teológicas contra o cristianismo bíblico é o "humanismo secular", que tornou-se a filosofia de base e é aceita em quase toda educação secular. O humanismo tem como foco principal, tirar Deus do centro e colocar o homem. 

O QUE ENSINA A FILOSOFIA HUMANISTA?

Ensina que o homem, o universo e tudo quanto existe é apenas matéria e energia moldadas ao acaso. Afirma que o homem não foi criado por um Deus pessoal, mas que resultou de um processo evolutivo. Rejeita a crença num Deus pessoal e infinito, e nega ser a Bíblia a revelação inspirada de Deus à raça humana. Afirma que não existe conhecimento à parte das descobertas feitas pelo homem, e que a razão humana determina a ética apropriada para a sociedade, fazendo do ser humano a autoridade máxima neste particular. Procura modificar ou melhorar o comportamento humano mediante educação, redistribuição econômica, psicologia moderna ou sabedoria humana. Crê que padrões morais não são absolutos, e sim relativos e determinados por aquilo que faz as pessoas sentirem-se felizes, que lhes dá prazer, ou que parece bom para sociedade, deste modo os valores bíblicos são rejeitados. Considera que auto-realização do homem, sua auto-satisfação e seu prazer são o sumo bem da vida. Sustenta que as pessoas devem aprender a lidar com a morte e com as dificuldades da vida, sem crer em Deus ou depender dEle.

A filosofia do humanismo começou com Satanás e é uma expressão da sua mentira de que o homem pode ser igual a Deus (Gn.3.5). As Escrituras identificam os humanistas como os que "mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador" (Rm.1.25). Todos os cristãos verdadeiros, devem empenhar-se com o máximo de esforço para manterem e assegurarem seus princípios bíblico e se oporem ao sistema humanista. A intenção de Satanás é tentar minar a verdadeira fé cristã com suas filosofias e vãs sutilezas. Todavia, a igreja do Senhor está em alerta e adestrada para enfrentar esta guerra ideológica que começou no Éden e tende aumentar cada vez mais. 

Finalizo com as palavras do apóstolo Paulo: "As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo" (II Co.10.4,5 - NVI). Amém! 

Este comentário foi extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal página 1835, com alguns acréscimos do editor deste Blog.