quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

NÃO AMEIS O MUNDO!

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (I João, 2.15-17).

Existem três tipos de mundos: O mundo humano, o mundo cósmico e o mundo como um sistema de diversidades de coisas. O mundo como sistema, funciona como uma forma de rebelião contra Deus. O sistema mundano está fundamentado na busca do poder, da fama, do prazer e da satisfação do ego humano. As pessoas buscam autossatisfação nas coisas que o mundo pode lhes proporcionar; muitos são dominados pelas fantasias e ilusões que o mundo oferece. O maior erro que muitas pessoas cometem, é quando elas pensam que podem servir a Deus e amar o mundo ao mesmo tempo. A palavra de Deus é bem clara quando diz: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele". O grande problema é quando as pessoas querem misturar o sagrado com o profano e acham isto normal. Quem é mundano ama as coisas do mundo; mas quem é de Deus, ama as coisas de Deus. Querer agradar ao mundo e a Deus ao mesmo tempo, é algo contraditório. Está escrito, que a amizade do mundo é inimizade contra Deus; e qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tg.4.4). Jesus disse: Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que é seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece (João, 15.18,19).
Aquele que renúncia o mundo e seus prazeres, está apto para servir e agradar a Deus.

O SISTEMA MUNDANO ESCRAVISA AS PESSOAS EM TRÊS COISAS:

* A concupiscência da carne.

O desejo descontrolado pelas coisas que mundo oferece para satisfação da carne, é algo muito forte na vida das pessoas, e isto as tornam escravas dos seus desejos.
Vivemos em um mundo onde a carne reina, onde as pessoas vivem o hedonismo, o prazer pelo prazer, sem se importar com as consequências dos seus erros.
As pessoas estão se entregando aos desejos da carne, e não conseguem controlar os seus impulsos carnais. A concupiscência da carne, nada mais é, do que a falta de domínio próprio.

* A concupiscência dos olhos.

O desejo exagerado e descontrolado pelas coisas que os nossos olhos veem, é um problema na vida das pessoas que não tem domínio próprio. Viver com a mente dominada pelo que ver é torna-se escravo dos desejos pecaminosos.
Muitos se tornaram escravos de vídeos de pornografias e filmes de sexo explícitos ou dos que fazem apologia ao sexo. O uso da internet tem levado muitos a este caminho de escravidão, dominando as pessoas por aquilo que veem para se auto satisfazerem. O mundo está cheio dos olhos da concupiscência, os olhos da maldade impera neste mundo tenebroso. O Mestre, ensinando, nos diz: A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! (Mateus, 6.22,23). Os olhos da concupiscência são terríveis, porque isto também envolve maldades, perversidades, invejas e coisas semelhantes.

* A soberba da vida.

A soberba da vida leva as pessoas a quererem ser, ter e possuir as coisas de forma compulsiva e descontrolada. Ou seja, a pessoa se acha poderosa por aquilo que possui.
A soberba da vida, implica em uma pessoa se tornar dona da sua própria "verdade", cria os seus próprios conceitos e não aceitar ser corrigida, nem repreendida.
Esta soberba que envolve várias áreas da vida de uma pessoa, tem levado muitos a ruína e a destruição. O sábio Salomão nos diz: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv.16.18). O orgulho, a soberba e altivez de espírito, tem levado muitas pessoas a ruína. O mundo busca valorizar os valentes, mas com os humildes está a virtude e a vitória. Portanto, não permita que a soberba domine a sua vida, antes, procure ser humilde de coração; porque está escrito, que Deus resisti aos soberbos, mas, dá graça aos humildes (Tiago, 4.6).

CONCLUSÃO:
O cristão verdadeiro não busca se adequar com o modelo do mundo, mas ele busca o seu estilo de vida baseado nos princípios da palavra de Deus. Ele não se conforma nem segue os padrões que o mundo oferece, mas anda na contramão do mundo. Porque o mundo passa, e as suas concupiscências; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Amém!