terça-feira, 25 de setembro de 2018

DURA CERVIZ, UM MAL QUE PREDOMINA.

Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado (Ex.32.9).
... Porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo obstinado, para que te não consuma eu no caminho (Ex.33.3).
Não endureçais, agora, a vossa cerviz, como vossos pais; dai a mão ao SENHOR ... (II Cr.30.8).
Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim, vós sois como vossos pais (Atos, 7.51).

Um dos maiores problemas do povo de Deus durante a jornada em direção a terra prometida, foi a questão da sua indisciplina e constante teimosia, para com a vontade e direção de Deus. Deus os chamou de povo obstinado, ou seja, que não se dobra, que não se submete, que não aceita orientações. Mas, o que Deus pedia demais que eles não obedeciam? Deus simplesmente queria o melhor para o seu povo. Por causa da sua dura cerviz, Deus os rejeitou e não os chamava mais de meu povo. Deus disse a Moisés: "Tenho visto a este povo"(Ex.32.9). "Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido"(Ex.32.7). "Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito"(Ex.33.1). 
O SENHOR só passa a considerar e chamar de meu povo, quando o povo se submete em obedece-lo e seguir a sua direção.

O QUE SIGNIFICA DURA CERVIZ?

Segundo o dicionário de Aurélio, a palavra cerviz é a parte posterior do pescoço, nuca, ou seja, uma parte dura ou rígida. 
Este termo "dura cerviz", no hebraico vem a ser "qasheh", e significa obstinado ou teimoso.
Na Bíblia a palavra dura cerviz ou obstinado aparecem 10 vezes fazendo referencia ao povo de Israel.
(Êxodo, 32.9; 33.3; 34.9; Deut.9.6; 9.13; 31.27; II Cr.30.8; Is.48.4; Ez.3.7; At.7.51).

O QUE DEUS QUERIA DIZER QUANDO ELE CHAMOU O POVO DE DURA CERVIZ?

Quando Deus chamou o seu povo de dura cerviz, Ele estava dizendo que era um povo duro, resistente, rebelde, teimoso, irredutível, que não se deixa instruir, que não aceita viver conforme a vontade de Deus. Pessoas assim sempre pagam um alto preço, e o povo de Israel pagou caro por sua desobediência. Toda aquela geração que saíram do Egito, morreram e não entraram na terra prometida, exceto Josué e Calebe (Números, 32.9-12).

OS CRISTÃOS DE DURA CERVIZ.

Infelizmente, este mal tem predominado no meio do povo de Deus. Hoje existem muitos cristãos na igreja que são de dura cerviz. Muitos são assíduos nos cultos, fazem parte das atividades da igreja, cantam, pregam e até ensinam e lideram na obra do Senhor; mas são teimosos, de dura cerviz e não querem se submeter a vontade plena de Deus. Endurecem-se, não dando ouvido a voz do Espírito Santo, preferem seguir a sua própria vontade e direção. O escritor aos hebreus nos adverte, dizendo: Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto (Hb.3.7,8). Que possamos dá ouvidos a voz do Espírito Santo e nos submetermos a vontade de Deus.

CONCLUSÃO:
A dura cerviz impede o homem de olhar para cima e buscar ajuda de Deus. O orgulho e a soberba muitas vezes impedem as pessoas de buscarem ajuda do alto e assim ficam sem socorro. 
Mas o nosso socorro vem do SENHOR. Elevo os olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra (Salmos, 121.1,2).
Busque socorro de Deus, submeta-se a sua vontade e seja sensível a voz do Espírito Santo.