terça-feira, 1 de janeiro de 2019

JESUS NO PENTATEUCO.

O Pentateuco é constituído pelos cinco primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés. Jesus é o Personagem principal da Bíblia, Ele aparece em todos os 66 livros Sagrados, através de símbolos, figuras, tipos e sombras. No Pentateuco, nós vamos perceber algumas aparições e profecias a seu respeito. Sem ter a intenção de mostrar detalhes sobre o que Jesus representa nos símbolos e figuras retratados no Pentateuco, iremos destacar algumas expressões proféticas que apontam para Ele.
* O Descendente da Mulher - 
Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar (Gênesis, 3.15).
Esta sentença dada a serpente foi uma profecia que se cumpriu na cruz do Calvário. Na morte de Jesus, Satanás como personificação da serpente feriu Jesus no calcanhar. Porém, Jesus feriu a sua cabeça e deixou a cauda para a igreja esmagar. Paulo disse: E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés ... (Romanos, 16.20).
* Anjo do SENHOR - 
Contudo, o Anjo do SENHOR encontrou Hagar ...
Então o Anjo do SENHOR oriento-a ...
E o Anjo do SENHOR concluiu: ... (Gênesis, 16.7,9,11).
Esta expressão "Anjo do SENHOR", é uma teofania da pessoa de Jesus que aparece em várias partes no Antigo Testamento.
* Cordeiro da Provisão - 
Então, levantou Abraão os seus olhos e olhou, e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar o SENHOR proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá (Gênesis, 22.13,14).
Neste episódio, a obediência de Isaque a Abraão representa Cristo em obediência ao Pai. E o carneiro aponta para Cristo, o Cordeiro providenciado por Deus que foi sacrificado para salvar humanidade.
* Siló - 
Portanto, o cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de sua posteridade, até que venha Siló, aquele a quem o cetro pertence, e a Ele obedeçam a todos os povos da terra! (Gênesis, 49.10).
Quando o texto faz referência a Siló, ele se refere a uma pessoa, e não a um lugar. Mesmo sendo questionado por alguns teólogos, como sendo de difícil tradução, é considerado pela tradição da igreja, como um texto messiânico. Esta profecia cumpriu-se de modo parcial com o rei Davi, e de modo pleno e definitivo, em Jesus Cristo, o Messias. 
* EU SOU - 
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós (Êxodo, 3.14).
Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.
Disseram-lhes, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? 
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU (João, 8.56-58).
Esta expressão EU SOU, aparece várias vezes no texto sagrado e é usada repetidas vezes pelo próprio Deus. Este termo eu sou, quando falado por Deus, significa dizer: Aquele que é auto existente, que tem vida por si mesmo, a fonte de onde emana a vida. EU SOU na bíblia ficou sendo conhecido como um dos nomes de Deus. Quando Deus chamou Moisés para libertar o seu povo do Egito, Moisés questionou a Deus e perguntou: Quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós (Ex.3.13,14). Deus como EU SOU, estava dizendo a Moisés, aos filhos de Israel, a Faraó e a toda nação do Egito que Ele é auto existente, Soberano e Eterno. Passados os tempos, cerca de 1.400 anos depois do êxodo, vem Jesus Cristo sendo o próprio Deus, e durante o seu ministério Ele se declara várias vezes como EU SOU. Em uma das suas declarações Ele diz:  Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou (João, 8.58).
* A Rocha de Horebe - 
Então, disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas, e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel (Êxodo, 17.5,6). 
... e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo (I Coríntios, 10.4).
Qualidades de Cristo como uma Rocha.
Rocha Perfeita.
Ele é a Rocha cuja obra é perfeita ... (Deut.32.4).
Rocha Singular.
... Rocha alguma há como o nosso Deus (I Samuel, 2.2).
Rocha Salvadora.
Vinde, cantemos ao SENHOR! Cantemos com júbilo à Rocha da nossa salvação! (Sl.95.1).
Rocha Eterna.
Confia no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é um Rocha eterna (Is.26.4).
* A Estrela de Jacó - 
Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas e destruirá todos os filhos de Sete (Números, 24.17).
Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã (Ap.22.16).
Jesus Cristo é a Estrela que veio se destacar em meio a escuridão, e salvar todos os que estão densas trevas. Ele é Estrela da nossa salvação, Ele é a nossa esperança. 
* O Profeta semelhante a Moisés - 
Eis que suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, com tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele (Deut.18.18,19). 
E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galiléia (Mateus, 21.10,11).