sábado, 20 de fevereiro de 2021

Afinal, o Que é GRAÇA?

A Graça não é propriedade de nenhum povo, raça, tribo ou nação. A Graça não é exclusividade de nenhuma igreja ou rótulo de denominação evangélica. A Graça é um bem comum que favorece a todos os povos, raças, tribos e nações.

A Graça não se manifestou apenas no Novo Testamento, mas ela se manifestou de várias maneiras em várias ocasiões em todo período do Antigo Testamento. Porém, a plenitude da Graça, só se manifestou abundantemente no Novo Testamento através da pessoa de Jesus Cristo. Paulo diz: A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça (Rm.5.20 NVI). Na Graça não há justiça própria. O que faz um pecador justo é a Graça Imerecida. É sempre a Graça de Deus que opera na salvação e na transformação da nossa natureza decaída.

Graça é favorecer alguém que não merece.

Graça é a bondade de Deus para com os homens.

Graça é a misericórdia de Deus em ação.

Graça é Deus se inclinando para alcançar o homem.

Graça é o favor de Deus em benefício dos homens.

Paulo define a ação da Graça quando compara a nossa vida de outrora com a nova vida em Cristo. Ele diz: "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 

Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos.

Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos. 

Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos (Efésios, 2.1-10).

Tudo é graça e pela graça. Não há mérito, não há justiça própria, tudo provém de Deus por sua infinita Graça. Amém!