terça-feira, 16 de março de 2021

5 CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DO ARREBATAMENTO.

Eis que vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados (I Co.15.51,52).
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não tem esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: Que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras (I Ts.4.13-18).

Paulo é o único dos apóstolos que escreve com clareza e riquezas de detalhes sobre o arrebatamento da igreja. O que Paulo escreve para os cristãos de Tessalônica, faz sentido com respeito ao que ele escreve para os irmãos da igreja em Corinto, cerca de quatro anos depois. A carta aos tessalonicenses é a primeira a ser escrita por Paulo, ela é datada entre os anos de 50-51. Na ordem cronológica dos livros, a carta aos tessalonicenses seria o primeiro livro do Novo Testamento. 
O arrebatamento é a grande esperança da igreja de Cristo. O arrebatamento da igreja, será um grande acontecimento que será notícia de destaque em todas as mídias e noticiários do mundo inteiro. Os cristãos do primeiro século viviam na expectativa esperando a iminente volta do Senhor Jesus Cristo. Na igreja em Tessalônica, havia controvérsias sobre os cristãos que morriam. Alguns estavam ensinando que os que morreram estavam perdidos e não teriam como participarem do arrebatamento na volta do Senhor. Por este motivo Paulo disse: Não quero, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não tem esperança. Paulo trata o assunto acerca dos que dormem em Cristo, e lhes explica o grande mistério da ressurreição e transformação dos dos crentes. Paulo reafirma que a real esperança dos crentes se baseia no arrebatamento, quando Cristo voltar para levar a sua igreja. Quando a trombeta soar assinalando o retorno triunfante de Cristo, os mortos em Cristo serão os primeiros a experimentar esse triunfo, pois ressuscitarão primeiro, e depois, nós, os que estivermos vivos, seremos elevados com eles para encontrar o Senhor nos ares. A certeza de que um dia estaremos para sempre com o Senhor é a máxima esperança dos crentes e uma fonte de consolo. Por isso, devemos sempre nos alegrar no Senhor. Ele é a nossa Esperança.

1- UMA IGREJA VIVENDO EM SANTIDADE.

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb.12.14).

... O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (II Tm.2.19).

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (I Pe.1.15,16).

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm.12.2).

2- UMA IGREJA PRUDENTE, VIGILANTE E EM ORAÇÃO.

Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo (Mc.13.33).

Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado outro.

Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor (Mt.24.40-42).

3- UMA IGREJA APEGADA A PALAVRA.

Antes, tem o seu prazer na Lei do SENHOR, e na sua Lei medita de dia e de noite (Sl.1.2).

Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ... (II Pe.3.18).

Oh! Quanto amo a tua Lei! É a minha meditação em todo o dia! (Sl.119.97).

Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a Lei, esse é bem-aventurado (Pv.29.18). Tradução ARC Almeida Revista Corrigida).

Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à Lei! (Pv.29.18). Tradução NVI Nova Versão Internacional).

4- UMA IGREJA ENVOLVIDA NA EVANGELIZAÇÃO.

Passa à Macedônia e ajuda-nos!

E Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos! (At.16.9).

Os campos estão maduros para ceifa!

Não dizeis vós que ainda há quatro meses para a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa (Jo.4.35).

A noite vem, quando ninguém pode trabalhar!

Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar (Jo.9.4).

Muitos estão sendo destruídos!

Liberte os que estão sendo levados para a morte; socorra os que caminham trêmulos para a matança! (Pv.24.11 NVI).

Os sábios ganharão almas!

O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é (Pv.11.30).

O Fim está próximo!

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mt.24.14).

... anunciais a morte do Senhor, até que venha (I Co.11.26).

5- UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO.

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef.5.18).

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas ... (At.1.8).

Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl.5.22).

Finalmente, a igreja do arrebatamento é simples, mas é cheia do Espírito Santo. É modesta, mas é prudente. É singela, mas é cheia da graça de Deus. 

A igreja do arrebatamento, não agi por força nem por violência, mas pelo Espírito de Deus (Zc.4.6).

Satanás luta tentando tirar da igreja a certeza da iminente volta de JESUS, mas a nossa esperança está viva. Maranata!