sábado, 24 de junho de 2023

TOMAR UM POUCO DE VINHO?


Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades (I Tm.5.23). ARC 

Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades (I Tm.5.23). NVI

Por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades, não bebas somente água, mas também um pouco de vinho (I Tm.5.23). BKJ

Sabemos que o uso exagerado do vinho conduz as pessoas a incontinência, a embriagues e a falta de controle emocional. Temos a informação que um pouco de vinho faz bem a saúde do corpo, principalmente quando usado de forma medicinal. Todavia, não devemos utilizar versículos bíblicos para justicar os bebedores viciados em vinhos.

USA DE UM POUCO DE VINHO.

Este texto deixa claro que timóteo não bebia nenhum dos tipos de vinho usados pelos judeus dos tempos do Novo Testamento. Se Timóteo tivesse o costume de beber vinho, não teria sido necessário Paulo aconselhá-lo a tomar um pouco de vinho com propósitos medicinais. 

Timóteo começara a ter distúrbios gástricos, provavelmente devido ao teor de álcali na água em Éfeso. Paulo, portanto, aconselha que ele devia usar um pouco de vinho com aquela água para neutralizar os efeitos daninhos da alcalinidade. O vinho usado para o estômago, de conformidade com os antigos escritos gregos sobre medicina, costumava ser do tipo não-embriagante. O escritor Ateneu, declara: "Que tome vinho doce, ou misturado com água, ou aquecido, especialmente do tipo chamado protropos (o suco de uva antes de espremê-las), por se bom para o estômago, porque o vinho doce (oinos) não deixa a cabeça pesada (Ateneu, Banquete, 2.24; ver também Plínio, História Natural, 14.18).

Timóteo, por respeito ao apóstolo Paulo, tomaria "um pouco de vinho", quando necessário, e exclusivamente com fins medicinais. Citar o conselho de Paulo a Timóteo para justificar o uso de vinho embriagante, em apoio a bebedores de vinho, é distorcer o significado desse trecho bíblico. 

(Comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1872)

Ainda escrevendo a igreja que estava na cidade de Éfeso, da qual Timóteo era o pastor, Paulo diz: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef.5.18). É melhor se encher do Espírito Santo para realizar a obra de Deus, do que se encher de vinho e perder o controle emocional.