segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

A TRÍPLICE IDENTIFICAÇÃO DE PAULO.


Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o Evangelho de Deus (Rm.1.1).

A carta aos Romanos provavelmente foi escrita em 57 d.C. Após vinte e cinco anos de ministério bem-sucedido, Paulo continua em plena atividade e pretende pregar o evangelho na Espanha. Sua intenção era aproveitar a oportunidade para visitar a igreja de Roma pela primeira vez, antes de partir para Espanha (15.22-24). Paulo estabeleceu muitas igrejas na Ásia Menor e escreveu várias cartas para estas igrejas. A carta aos Romanos tem sido chamada de "Minifesto Cristão". O conteúdo da carta aos Romanos revela o profundo conhecimento de Paulo no mistério da revelação de Cristo e do Evangelho. 

A TRÍPLICE IDENTIFICAÇÃO DE PAULO:

1- Servo de Jesus Cristo.

2- Chamado Para Ser Apóstolo.

3- Separado Para o Evangelho.  

Como qualquer outra carta, o autor inicia mencionando sua identidade. Tendo em vista que o apóstolo nunca visitou a igreja de Roma, é necessário apresentar-se e, desse modo, Paulo inicia escrevendo as três coisas mais importantes que deseja comunicar sobre si mesmo. 

PAULO SERVO.

Paulo é servo de Jesus Cristo. Primeiro, e mais importante, é seu relacionamento com o Senhor. A palavra traduzida por "servo" significa "escravo". Embora a ideia de ser um escravo provoque sentimentos de repugnância, é exatamente dessa forma que Paulo deseja ser conhecido pelos cristãos de Roma. Ao contário do que acontece na época atual onde muitos preferem ostentar seus títulos e status elevados e nunca de servo do Senhor. Assim como Moisés, Davi, os profetas e Jesus, Paulo considerava uma honra servir a Deus. Em outras passagens o apóstolo emprega o termo "escravo" para se referir à condição dos cristãos em relação a Cristo. Para ele, todos os cristãos pertencem a Cristo e, portanto, são escravos de Cristo (I Co.7.22,23) e devem submeter-se totalmente à sua autoridade. 

PAULO CHAMADO.

A segunda coisa que os romanos precisam saber sobre Paulo é seu chamado divino para ser apóstolo. Às vezes, Paulo emprega a palavra "apóstolo" com o sentido de mensageiro, isto é, um representante de Jesus na divulgação do evangelho (Rm.16.7; Fp.2.25). De modo geral, porém, Paulo utiliza o termo em referência àqueles a quem Jesus escolheu e capacitou para representá-lo (I Co.12.28; Ef.4.11), chamados de "fundamento" da igreja (Ef.2.20). Paulo associa-se a estes últimos. O próprio Jesus se encarregou de chamar Paulo dentre seu povo, tribo, religião e profissão para entregar-se a Ele e servi-lo (At.9.1-19). Por causa desse chamado e encontro pessoal com o Senhor ressurreto, Paulo considerava-se à altura dos outros doze apóstolos. Confessa que não merece esse chamado, pois perseguiu a igreja (I Co.15.9), mas viu o Senhor, e sua autoridade provém de Deus.

PAULO SEPARADO.

O terceiro ponto que Paulo deseja salientar é a razão de seu chamado. Ele foi separado para o evangelho de Deus. Isto é, Jesus chamou-o para proclamar as boas novas. "Separado" nesse caso implica em dizer que alguém é tirado do meio e posto a parte para cumprir uma missão. A missão de Paulo era levar o evangelho de salvação de Cristo aos gentios. Paulo foi ordenado pelo próprio Cristo e nunca deixou de cumprir sua missão. 

Finalmente, após demonstrar suas credencias, Paulo passa a focalizar o tema central de seu ministério: O evangelho de Jesus Cristo. Que possamos imitar a Paulo em seu modo de reconhecer primeiramente que somos servos, simplesmente servos. Servo do Senhor, este é o maior título que um homem de Deus pode ter. Observe que a bíblia não diz, morreu Moisés o grande profeta e legislador de Israel. E sim: Morreu Moisés, servo do SENHOR (Dt.34.5). Amém! 

Obs.: Texto extraído do Comentário Bíblico Africano, pg.1385. Exceto alguns acrescimos escrito pelo autor desde Blog.