quinta-feira, 3 de maio de 2018

AFINAL, TODOS SÃO FILHOS DE DEUS?

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João, 1.11-13).

Ser chamado filho de Deus, é um privilegio. Muitas pessoas ostentam esse título, e chegam a dizer: "Não sou dono do mundo, mas sou filho do dono". Há alguns que dizem: Eu mereço, eu também sou filho (a) de Deus". Há quem diga, que o título de filhos de Deus não é para todos. Os cristãos na sua maioria, entendem que os únicos filhos de Deus, são os crentes que aceitaram a Jesus Cristo como Salvador. Na verdade, não é bem assim; entendemos à luz da bíblia que, há três classes de filhos de Deus: Os filhos de Deus por criação, o Filho de Deus por geração, os filhos de Deus por adoção.
Quem são os filhos de Deus por criação? Todos os seres angelicais, inclusive os humanos (Col.1.16); (Mal.2.10).
Quem é o Filho de Deus por geração? Jesus Cristo (Hebreus, 1.5; Salmos, 2.7).
Quem são os filhos de Deus por adoção? Todos os crentes que receberam e aceitaram Jesus Cristo, como Salvador e Senhor da sua vida (Gálatas, 4.4-7; Efésios, 1.5,6; Romanos, 8.14,15).
Todavia, há também os que são chamados filhos da ira, porque vivem em desobediência a Deus (Efésios, 2.1-3); e filhos do diabo, por causa das suas ações e praticas pecaminosas (João, 8.44; I João, 3.8).

Concluímos que, partindo do princípio de que todo criador é pai da sua criação, de um modo geral todos são filhos de Deus por criação. Todavia, os verdadeiros filhos de Deus, são aqueles que foram regenerados mediante a fé em Jesus Cristo, tendo o aceitado como Salvador e Senhor da sua vida.