sábado, 21 de outubro de 2023

MISSÕES TRANSCULTURAIS - De Jerusalém Até Os Confins Da Terra.

Jerusalém foi a base principal para missões transculturais na época dos apóstolos. Nenhuma missão será bem sucedida sem o poder do Espírito Santo. Os discípulos só foram autorizados a fazerem missões após receberem o poder (gr. Dunamis) do Espírito Santo (At.1.8). 

Missões transculturais significa deixar a nossa cultura, o nosso povo, a nossa nação para transitar em uma outra cultura, com o objetivo de anunciar o evangelho de Jesus Cristo a um povo de línguas, valores, costumes e crenças diferentes. A Missão Transcultural é uma obra de relacionamento, num primeiro momento, com o desconhecido. Isso requer empatia, boa vontade e muito amor de Deus derramado no coração do missionário. Só é possível fazer missões transculturais cheio do Espírito Santo e com o amor de Deus derramado no coração.

A ORDEM MISSIONÁRIA A PARTIR DE JERUSALÉM (At.1.4-8).

A PERSEGUIÇÃO QUE GEROU MISSIONÁRIOS (At.8.1).

Filipe, o evangelista prega a Cristo em Samaria e desce para o deserto de Gaza na Judeia (At.8.5,26).

Enquanto isso, os que haviam sido dispersos pregavam a Palavra por onde quer que fossem (At.8.4).

OS FRUTOS DA MISSÃO TRANSCULTURAL COMO RESULTADO DOS CRENTES QUE FORAM DISPERSOS POR CAUSA DA PERSEGUIÇÃO (At.11.19-21).

BARNABÉ, FOI O PRIMEIRO MISSIONÁRIO TRANSCULTURAL, ENVIADO PELA IGREJA EM JERUSALÉM PARA ANTIOQUIA DA SÍRIA (At.11.22-26).

Antioquia da Síria tornou-se uma base missionária.

PAULO E BARNABÉ FORAM ENVIADOS PARA MISSÃO TRANSCULTURAL PELA IGREJA EM ANTIOQUIA DA SÍRIA (At.13.1-3).

PAULO E BARNABÉ CHEGAM A ANTIOQUIA DA PISÍDIA E PREGA A PALAVRA (At.13.14).

Em Antioquia da Pisídia na Ásia Menor, Paulo prega na Sinagoga em um dia de sábado, e no sábado seguinte, se reuniu quase toda a cidade e veio ouvir a Palavra de Deus (At.13.42-44).

Foi a partir de Antioquia da Pisídia, que Paulo decidiu pregar o evangelho diretamente para os gentios, tornando-se mais tarde conhecido como o apóstolo dos gentios (At.13.45-47).

Paulo parte como um arauto do Evangelho e sai como um desbravador anunciando a Palavra por toda região da Ásia e Europa, desejando chegar até a Espanha. Na sua carta aos romanos Paulo escreve sobre a sua missão e diz: Pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até Ilírico, tenho proclamado plenamente o Evangelho de Cristo. Assim, havendo concluído essa missão, e me certificado de que receberam esse fruto, partirei para a Espanha, passando para visitá-los (Rm.15.19,28). Paulo deixou um grande legado como o maior missionário transcultural de todos os tempos.