sábado, 10 de fevereiro de 2024

O FOGO NÃO PODE APAGAR!


O fogo, pois, sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará (Lv.6.12,13).

No Antigo Testamento Deus estabeleceu a lei do holocausto e ordenou que os sacerdotes seriam responsáveis por manter o fogo aceso sobre o altar, no Tabernáculo. Aquele fogo simbolizava a presença de Deus (Lv 9.24). Nosso Deus se manifesta com fogo (Êx 3.2,6; Ap 4.5). Na Nova Aliança todos somos sacerdotes (1Pe 2.9; Ap 1.6), e temos a responsabilidade de manter aceso o fogo do Espírito no altar da nossa vida.

CINCO ELEMENTOS NA LEI DO HOLOCAUSTO:

1- ALTAR.

Altar, lugar elevado, plataforma elevada. Significa lugar de matança, lugar de sacrifício. Havia vários tipos de altares: Altar de pedras, altar de ferro, altar de bronze, altar de ouro...

Lugar de adoração, lugar de sacrifício, lugar de entrega total, lugar onde se manifesta a presença de Deus, lugar onde o fogo de Deus deve arder continuamente. O altar também pode simbolizar a nossa vida diante de Deus. Este altar deve está organizado e preparado para receber o fogo de Deus. O fogo do Espírito deve continuar ardendo em nossa vida, não podemos deixar este fogo apagar. 

2- HOLOCAUSTO.

O holocausto era a vítima (os animais) que eram trazidos para serem oferecidos no altar do sacrifício. O holocausto era totalmente queimado, até virar cinza. Isto também implica em dizer, que temos que apresentar o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, para ser totalmente consumido no altar de Deus (Rm.12.1). 

3- CINZA.

No altar do holocaustos a cinza deveria ser retirada cada dia (Lv 6.10). A cinza deveria ser retirada para não impedir o fogo de queimar um novo holocausto. Esta cinza era colocada a parte, junto ao altar; em seguida o sacerdote a levava fora do arraial para um lugar limpo (6.10,11).

A cinza simboliza o resíduo das experiências passadas. Tudo o que restou do pecado foi queimado no altar de Deus e vivemos em novidade de vida (II Co.5.17). Paulo disse que se esquecia das coisas que atrás ficaram, prosseguia para o alvo... (Fp 3.13,14).

4- LENHA.

Nova lenha deveria ser colocada no altar cada manhã (Lv 6.12). Colocar nova lenha no altar nos fala de renovação espiritual. Novos holocaustos deveriam ser oferecidos, o passado fica para traz, Deus faz coisas novas. Sem lenha, o fogo se apaga (Pv.26.20). Não coloque lenha no fogo da contenda, mas ponha lenha no altar de Deus para manter acesa a chama do Espírito Santo em sua vida.

A lenha simboliza as tarefas que assumimos na obra de Deus de acordo a sua orientação, através das quais nós nos apresentamos a Deus com sacrifícios vivos através da oração, da adoração, do jejum e leitura e meditação da Palavra.

5- FOGO.

O fogo representa a presença de Deus, ele é o elemento principal, sem fogo o altar não tem valor algum, sem fogo o holocausto não será consumido, sem fogo não haverá a manifestação da presença de Deus.

Vivemos uma época em que a frieza espiritual tem tomado conta de muitas vidas, estamos vendo uma geração de crentes frios, sem fervor espiritual. Estamos contemplando o reflexo desse fato nas nossas reuniões, muitos entretenimentos são oferecidos com intuito de atrair os crentes para o culto, quando deveria ser um prazer estar na igreja para adorar ao Senhor. Há movimentos que, com o intuito de atrair as pessoas, oferecem falsos milagres, falsas prosperidades, mercadejam a fé, vendem ilusões e prometem bens meramente terrenos. Resultado, são crentes frios, apáticos e raquítico espiritualmente, sem vida de comunhão com Deus e um altar que se apaga lentamente a cada dia. 

O fogo de Deus continua aceso, o problema é quando deixamos esse fogo se apagar em nós. Portanto, mantenha o fogo de Deus aceso em sua vida. Não deixe o fogo apagar!