sábado, 5 de junho de 2021

O PEQUENO SOL.

SANSÃO - Significa “pequeno sol”. Sansão é um nome de origem hebraico shimshoun, um diminutivo do termo shemesh, que significa “sol”. Portanto, o significado real do nome Sansão seria “solzinho” ou “pequeno sol”. Este nome ainda ganhou variações na língua árabe (Shamshun, Samsun) e no grego (Sampson), antes de chegar à língua portuguesa sobre a forma de Sansão.

Sansão foi um homem especial, extraordinário, de força descomunal. A Bíblia revela que certo dia uma família da tribo de Dan, estavam a viver de forma humilde na presença de Deus. O chefe da casa se chamava Manoah e sua esposa, segundo o talmude, se chamava Zlelponith. A mulher de Manoah era estéril, e de acordo com a crença dos Judeus, a esterilidade era um sinal de reprovação e juízo de Deus. Certo dia o Anjo do SENHOR aparece a Zlelponith, e lhe diz que ela teria um filho e ele seria nazireu desde o ventre, ele teria uma missão, ser o libertador de Israel, livrar das mãos dos inimigos filisteus, os quais os oprimiam. Ela fica feliz e conta a Manoah que pede a Deus que envie novamente o anjo, e assim se fez. Assim o menino nasceu e a mãe lhe deu um nome condizente com sua missão, o chamou de Sansão. Quando já era um rapaz a cabeleira quase chegava a cintura e sua mãe o penteava, fazendo sete tranças que prendiam juntas, à altura dos ombros de Sansão. 

UM NAZIREU A SERVIÇO DE DEUS. 

A palavra "nazireu" vem do hebraico nazir, de nazar, "pôr à parte" que significa separado, consagrado totalmente ao SENHOR.  A Bíblia nos fala de três nazireus: Sansão (Jz.13.5). Samuel (ISm.1.11) João Batista (Lc.1.15). O nazireu poderia se dedicar ao SENHOR por um tempo determinado ou por toda a sua vida. O voto de nazireado era totalmente voluntário.

Como nazireu, conforme a Lei de Moisés, Sansão tinha alguns votos que não podiam serem quebrados, sendo Eles: (1) Não beber vinho ou qualquer bebida forte (Nm.6.2,3). (2)  não comer uva, nem nada derivado da videira (Nm.6.3,4). (3) Não tocar e nem se aproximar de cadáveres (Nm.6.6,7). (4) Não cortar os cabelos (Nm.6.5). Estes eram os principais votos de um nazireu. Esta era a vida que Sansão deveria ter como nazireu. 

UM HOMEM DE FORÇA DESCOMUNAL.

Segundo alguns estudiosos, quando o Espírito de Deus se apossava de Sansão (Jz.13.25), ele corria pelos campos a uma velocidade de mais de 60 km/h. Certa ocasião Sansão arranca os portões da cidade de Gaza, o qual pesava cerca de 3 mil kg, e anda com ele nas costas mais de 60 km de distância (Jz.16.3). É notório que a vida de Sansão foi uma vida fantástica. Sansão venceu um batalhão de mil homens, com uma queixada de um jumento ele matou a todos. A Bíblia reserva quatro capítulos (Jz-13,14,15,16) para falar desse bravo homem de Deus que julgou Israel por vinte anos (Jz.16.31). 

UM HOMEM QUE BRINCOU COM PECADO.

Sansão viu uma mulher. ... e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-me por mulher (Jz.14.2). 

Certa vez Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta e passou a noite com ela (Jz.16.1).

Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila (Jz.16.4).

Sansão deixou que seus olhos o levassem a uma paixão indevida. Ele ficou fixado pelo desejo carnal e perdeu o juízo. Sansão deixou de viver em santidade e flertou com o pecado. Sansão viveu a sua vida de modo desregrada, ele não controlava seus impulsos sensuais, antes, dava vazão e se deixava dominar pelos desejos pecaminosos. Sansão flertava com o pecado, ou seja, ele curtia o pecado, ele admirava e namorava as coisas censuráveis, que Deus não se agradava. Por ele ter desprezado o caminho da santidade e preferido o caminho desobediência, ele pagou um preço muito alto por isso.

Nestes dois últimos casos, houve grandes dificuldades na vida de Sansão. Por último, ele revelou o segredo da sua força a Dalila e ela  mandou um dos filisteus cortar o seu cabelo, o que permitiu aos filisteus prendê-lo, cega-lo e faze-lo escravo (16.18-21). O "pequeno sol" foi condenado à escuridão.

Dalilah significa que chega na noite escura, "grande noite", o pequeno sol foi apagado pela grande noite.

Que possamos tomar como lição para nossa vida, que possamos fugir do pecado e viver uma vida de obediência e santidade diante de Deus. 

O SEGREDO DE SANSÃO.

 A sua força estava em seus cabelos? Não! A Bíblia não diz que a força de Sansão provinha de seus cabelos, pois os seus cabelos longos fazia parte do voto do seu nazireado. O verdadeiro segredo da força de Sansão não estava necessariamente em seus cabelos, mas nas sete tranças. Algo estava escondido, oculto quando a Bíblia cita o fato de Sansão possuir sete tranças, pois não era por acaso ou sem motivo que sua mãe cuidasse tão bem dessas tranças. A Bíblia é enfática ao descrever que ao rasparem ou cortarem as sete tranças de Sansão sua força se foi, pois o Espírito de Deus o deixou. Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou. Então ela chamou: "Sansão, os filisteus o estão atacando!" Ele acordou do sono e pensou: "Sairei como antes e me livrarei". Mas não sabia que o SENHOR o tinha deixado (Jz.16.19,20). Se perdermos o Espírito, seremos derrotados. Davi entendeu isto, e clamou: "Não me lance fora da tua presença, nem tires de mim o teu Espírito Santo (Sl.51.11).

A MENORAH - Menorah ou Candelabro ficava dentro do Lugar Santo. Era formada de uma haste central que sustentava em cima sete hastes que tinham na ponta pavios que eram acessa pelo sacerdotes ao inicio do crepúsculo e apagadas ao nascer do sol. Assim representava AS SETE TRANÇAS DE SANSÃO que eram como este candelabro no alto da sua cabeça, por onde o Azeite (o Espírito) era derramado sobre Sansão. As sete tranças que representavam a Menorah, eram como as sete manifestações do Espíritos de Deus descritas em Isaías 11.2, esta era carregada por um homem chamado SANSÃO (o pequeno sol).

UM HOMEM QUE SE ARREPENDEU.

A grande tragédia na vida de Sansão aconteceu quando ele revelou o segredo de Deus na sua vida. Era exatamente isso que os filisteus queriam, só assim eles poderiam derrota-lo. Com os cristãos fiéis a Deus não é diferente, o grande desejo do inimigo (Satanás), é descobrir o segredo da nossa comunhão com Deus, muitos querem saber onde consiste a nossa força e de onde ela vem. O crente tem um segredo com Deus. 

Com os olhos vazados, servindo de palhaço no templo de Dagom, Sansão clamou ao SENHOR. Sansão, sinceramente arrependido e com a fé renovada em Deus, clamou ao SENHOR, e a sua oração foi ouvida (Jz.16.28). Este arrependimento e demonstração de fé de Sansão resultou na sua inclusão entre os heróis da fé (Hb.11.32). Deus é misericordioso e está sempre disponível para atender o coração arrependido do mais vil pecador. 

CONCLUSÃO:

Sansão foi o último dos juízes de Israel, a sua história está registrada no livro de Juízes, ele tinha tudo para ter êxito e ser o mais bem-sucedido juiz de Israel. Antes do nascimento dele, o Anjo do Senhor apareceu aos pais para exortar sua mãe a que se consagrasse ao Senhor e que o filho fosse dedicado ao Senhor como nazireu pela vida inteira. Quando ele cresceu, o Espírito do SENHOR se apoderou dele. Sansão ganhou pela vontade do Senhor força sobrenatural e conseguiu fazer coisas inconcebíveis. Não havia como derrotar Sansão, a sua força incomum assustava a todos os inimigos de Israel, Sansão tinha tudo para dar certo e entrar para história como o melhor dos juízes de Israel, mas ele foi o pior de todos.

Sansão perdeu a comunhão com Deus e brincou com o pecado; mas Satanás não brinca de ser Diabo, ele joga pesado e vem para roubar, matar e destruir.