quarta-feira, 27 de novembro de 2019

ZICLAGUE a Última Estação.

E, sendo Saul avisado de que Davi tinha fugido para Gate, não cuidou mais em o buscar. E disse Davi a Aquis: Se eu tenho achado graça aos teus olhos, dá-me lugar numa das cidades da terra, para que ali habite; pois porque razão habitaria o teu servo contigo na cidade real? Então, lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (pelo que Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje). E foi o número dos dias que Davi habitou na terra dos filisteus um ano e quatro meses (I Sm.27.4-7).

Ziclague se constitui para Davi a última estação, ou o último estágio de provação, para em seguida ser aprovado e alcançar a vitória. Depois que Davi realizou um grande feito na nação de Israel, tendo derribado e matado o gigante Golias, a sua vida não foi mais a mesma. Após esta grande façanha, Davi saiu do anonimato e passou a ser conhecido por todos em Israel. A sua fama atravessou as  fronteira de Israel e Davi tornou-se um homem de renome. Quando as mulheres tocavam e cantavam: "Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares"(I Sm.18.7-9). Isto foi como uma afronta para Saul, que a partir deste momento, passou a cobrar ciúme de Davi e a persegui-lo. Saul perseguia a Davi com a intenção de mata-lo. Davi fugiu para a caverna de Adulão, onde se ajuntou a ele 400 homens que estavam em estado de miséria e total falência financeira (I Sm.22.1,2). Davi andava de cidade em cidade, atravessou vários desertos fugindo de Saul e seus homens que os perseguia para tira-lhe a vida. Foram treze longos anos de provação que Davi teve que suportar e esperar o real cumprimento da palavra de Deus, para em seguida, depois da morte de Saul, assentar no trono e reinar sobre toda a nação de Israel.

INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE DE ZICLAGUE:

Alistada entre as cidades de Judá (Js 15.31; 19.5), que foi cedida a Simeão. A cidade de Ziclague pode ter sido a Tell Esh-Sharia, 24 km a noroeste de Berseba, tendo sido uma possessão israelita. Ziclague estava debaixo do controle dos filisteus no tempo do reinado de Saul.
Ziclague tornou-se uma cidade celebre no tempo de Davi, pelos fatos ocorridos e por Davi ter habitado nela durante um ano e quatro meses.

Alguns Eventos Ocorridos Nesta Cidade:

O rei de Gate, Aquiz, cedeu este território a Davi quando este encontrava-se fugindo de Saul (I Sm 27.1-7).

Os amalequitas saqueiam, queimam e levam cativas as mulheres e criancas que ali se achavam em Ziclague (I Sm 30.1.2).

Em Ziclague Davi recebe a notícia de que Saul havia falecido (II Sm 1.1-4).

Após o cativeiro Ziclague ficou novamente sob possessão dos filhos de Judá (Ne 11.25.28).

LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM DAVI EM ZICLAGUE:

Ziclague é saqueada pelos amalequitas e Davi os persegue, liberta os cativos e traz os despojos da guerra para o povo (I Sm.30.1-31).

Ao saber da notícia Davi teve vários sentimentos e tomou várias atitudes:

- Davi chorou junto com o povo (I Sm.30.3,4).
- Davi ficou angustiado (30.6).
- Davi se reanimou no SENHOR (30.6).
- Davi consultou ao SENHOR (30.7,8).
- Davi partiu para peleja (30.9,10).
- Davi e seus homens venceram os amalequitas e liberou os cativos (30.11-21).

* Aqui nós aprendemos com Davi, que não devemos ficar só a chorar e lamentar as nossas perdas, mas temos que nos reanimar e buscar a direção de Deus e começarmos a agir afim de restituir o que foi perdido e termos a plena vitória.

* Em Ziclague nós somos provados até o limite da nossa força (vers.4)
* Em Ziclague nós somos julgados como culpados (vers.6a).
* Em Ziclague nós recobramos forças, nos fortalecendo no SENHOR (vers.6b).
* Em Ziclague nós aprendemos a depender de Deus (vers.7,8).
* Em Ziclague os inimigos são abatidos e Deus nos dar a vitória (vers.9-21).

* Ziclague mudou a história de Davi e tornou-se um divisor de águas na sua vida.

"Nunca Desista da Sua Família".

A família é o nosso maior patrimônio. Riquezas, fama e sucesso de nada valeriam sem a família. Não podemos construir a nossa felicidade sobre os escombros da família.
Davi chegou a Ziclague, onde estava sua família, e viu a cidade destruída e queimada. Os amalequitas tinham levado cativos as mulheres, os filhos e as filhas. Davi chorou até não ter mais forças para chorar. Ele muito se angustiou, já que seus aliados queriam apedrejá-lo, julgando ser ele o culpado, pois suas famílias também estavam prisioneiras nas mãos dos inimigos.
Davi não desistiu de sua família, mas reanimou-se no Senhor seu Deus e pôs-se a orar. Não aceitou passivamente a decretação da derrota sobre sua vida nem se conformou com a invasão do inimigo em sua família. Em resposta à oração, Deus ordenou a Davi lutar pela sua família e prometeu que ele tomaria de volta tudo quanto os amalequitas haviam levado.
Davi lutou por sua família e por todas, venceu e tomou de volta as mulheres, os filhos e as filhas. Você também pode fazer o mesmo. Ore pela sua família. Lute pela sua família. Nunca desista da sua família. Ela é seu maior patrimônio, seu mais precioso tesouro. Que possamos lutar pelas famílias como fez Davi e resgata-las do cativeiro do inimigo. Amém!

Esta parte final da postagem foi adaptado do site: https://www.otempo.com.br/opiniao/super-fe/nunca-desista-de-sua-familia